2015-10-11

Agronegócios





Justiça determina apreensão de todo o ouro extraído que for encontrado na Serra do Caldeirão

Também serão apreendidos maquinários e equipamentos que forem encontrados no garimpo de Pontes e Lacerda.

Foto Fronteira Alerta.

 Segundo o Site Olhar Direto; ao fim da tarde desta sexta feira 16 de outubro, a Justiça Federal, determinou o fechamento e desapropriação do garimpo ilegal da Serra do caldeirão, localizado a cerca de 30 KM da cidade de Pontes e Lacerda.

A Justiça determinou ainda que todo o ouro extraído, que for encontrado no local deverá ser apreendido, como também equipamentos, maquinários, e instrumentos utilizados para a extração e lavra do minério.

 O pedido  feito pelo Ministério público Federal foi deferido parcialmente pelo Juiz Federal, Francisco Antônio de Moura Junior.

Além da decisão que determina a apreensão do minério extraído que for encontrado no local e demais equipamentos e ferramentas, ainda foi determinado a remoção dos veículos que estejam no local.

foi proibida " a entrada, comércio ou qualquer outra forma de distribuição gratuita ou onerosa de combustíveis ( gasolina, óleo diesel, afins), e  suprimentos no local ", conforme cita parte do texto da decisão.

As forças Policiais- Secretaria de Estado e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, o Comando Geral da Polícia Militar, em Cuiabá (MT), A Delegacia de Polícia Federal em Cáceres( MT), e a Delegacia de Polícia Rodoviária Federal em Cáceres(MT)- deverão permanecer diuturnamente no local pelo prazo mínimo de dez dias após a desocupação, "devendo o Ministério público Federal apresentar até o 5º dia deste prazo, plano articulado quanto ao cumprimento da decisão por prazo superior"




 Começa a zero hora deste domingo 18 de Outubro, e os relógios deverão ser adiantados em 1 hora. Este ajuste dos relógios deverá ocorrer em 10 Estados e no Distrito Federal.

Fonte G-1


Horário de verão no Brasil

O horário de verão no Brasil, que começa neste domingo, vai até o dia 21 de fevereiro de 2016. Pela legislação, o horário de verão irá vigorar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Esta será a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

A estratégia foi adotada pela primeira vez no mundo durante a Primeira Guerra Mundial. Desde então, diversos estudos têm avaliado o impacto da mudança do horário na vida das pessoas. O efeito não se resume apenas ao mau humor por ter de acordar uma hora mais cedo.
Segundo as pesquisas, o horário de verão pode afetar o tempo de prática de atividades físicas, no número de acidentes de carro e até no período em que funcionários passam navegando na internet de forma improdutiva durante o expediente.

Segundo as pesquisas, o horário de verão pode afetar o tempo de prática de atividades físicas, no número de acidentes de carro e até no período em que funcionários passam navegando na internet de forma improdutiva durante o expediente.
Conheça 5 efeitos curiosos que o horário de verão pode ter na sua vida, segundo a ciência:
1 - Mais atividade física
  •  
 Crianças participam de corrida em escola de Atlanta, no estado da Georgia, nos Estados Unidos: pesquisa que avaliou crianças de 9 países concluiu que crianças se exercitam mais durante o horário de verão (Foto: CDC/ Amanda Mills )Crianças participam de corrida em escola de Atlanta, no estado da Georgia, nos Estados Unidos: pesquisa que avaliou crianças de nove países concluiu que crianças se exercitam mais durante o horário de verão (Foto: CDC/ Amanda Mills)
Um estudo de outubro de 2014 concluiu que, durante o horário de verão, as crianças tendem a realizar mais atividades físicas do que em outras épocas do ano, mesmo com as variações climáticas.
A pesquisa, que foi publicada no “International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity”, analisou dados de 15 estudos anteriores, que avaliaram 23.188 crianças de 5 a 16 anos de 9 países. Elas tiveram o nível de atividade física medido por um acelerômetro.
O resultado indica que o aumento de exercícios observado durante o horário de verão, apesar de pequeno, ocorreu em todos os grupos de crianças avaliados, o que faz com que os resultados sejam relevantes. Os pesquisadores propõem, inclusive, uma expansão das medidas de horário de verão nos países da Europa e na Austrália com o objetivo de promover benefícios para a saúde pública.
2 - Ruim para o coração
Interatividade Infarto Bem Estar (Foto: Burger/Phanie/AFP/Arquivo)Estudos constataram mais casos de infarto nos dias que seguem a mudança de horário (Foto: Burger/Phanie/AFP/Arquivo)
Várias pesquisas têm associado a entrada no horário de verão com o aumento do número de infartos na população. O impacto parece ser percebido apenas na primeira semana após a mudança. Um estudo publicado em 2008 na revista americana "The New England Journal of Medicine" concluiu que o número de infartos aumentou 5% na semana inicial do horário de verão.
Apesar de o efeito ser pequeno, ele pode ser significativo para pessoas que têm outros fatores de risco, segundo um dos autores do estudo, o médico Rickard Ljung. "Talvez um despertar mais tardio na segunda-feira de manhã possa ser benéfico", disse o especialista, na época da divulgação da pesquisa.
Estudos mais recentes comprovam essa avaliação. Um trabalho publicado em março de 2014 na revista “Open Heart” concluiu que, na segunda-feira após a mudança de horário, o número de casos de infarto atendidos por uma rede de serviços de saúde nos Estados Unidos aumentou 24%. Enquanto isso, na terça-feira que seguiu à saída do horário de verão, foi observado uma redução de 21% dessas ocorrências.
3 - Acidentes fatais
A mudança de horário pode ter consequências fatais, segundo um estudo que avaliou os dados de acidentes automobilísticos nos Estados Unidos durante 21 anos. A pesquisa, publicada em 2001 na revista “Sleep Medicine”, avaliou o número de acidentes fatais ocorridos nos dias logo em seguida à mudança de horário, em comparação ao número de acidentes nesses mesmos dias na semana anterior.
A conclusão foi de que a privação de sono na segunda-feira seguinte à entrada no horário de verão resulta em um pequeno aumento do número de acidentes fatais. Os pesquisadores associam o aumento às mudanças de sono e de comportamento decorrentes da mudança de horário. Os pesquisadores sugerem a adoção de políticas públicas voltadas para alertar a população sobre as possíveis consequências da privação de sono nesse período.
4 - Sono na escola
Um dos grupos que sofre com o horário de verão são os adolescentes que estudam de manhã. Para testar se os jovens americanos estavam sendo afetados pela mudança, pesquisadores avaliaram um grupo de 40 estudantes do ensino médio e concluíram que, entre eles, o tempo de sono teve uma queda média de 32 minutos nas noites seguintes à mudança de horário.
O resultado foi publicado na revista “Journal of Clinical Sleep Medicine” em agosto. Segundo os cientistas, a diminuição do tempo de sono durante a noite está relacionada com maior sonolência dos adolescentes durante o dia.
5 - Enrolando na internet
internet, facebook, laptop, notebook, redes sociais, twitter, teclado (Foto: Jay LaPrete/AP)Estudo mostrou que as pessoas passam mais tempo 'enrolando na internet' na segunda-feira seguinte à mudança para o horário de verão: causa é a privação de sono (Foto: Jay LaPrete/AP)
 Por incrível que pareça, a mudança para o horário de verão também pode fazer com que as pessoas passem mais tempo enrolando na internet em vez de trabalhar. Um estudo publicado em 2012 na revista “Journal of Applied Psychology” concluiu que o impacto do horário de verão no tempo de sono levou funcionários a passar mais tempo navegando de forma inútil na internet durante o expediente.
Para chegar a essa conclusão, eles mediram o número de pesquisas no Google por termos como “YouTube”, “vídeos”, “música” na segunda-feira seguinte à mudança de horário em 200 cidades dos Estados Unidos. A análise levou em conta os anos de 2004 a 2009 e constatou um aumento de 3,1% nas pesquisas relacionadas a entretenimento nessas datas.
Para concluir que esse padrão de navegação na internet estava relacionado à privação de sono, os cientistas fizeram também um experimento em laboratório com 96 estudantes. Depois de terem seu sono monitorado durante uma noite, eles foram solicitados a sentar em frente a um computador e prestar atenção em uma palestra de 42 minutos. Aqueles que tiveram menos horas de sono se distraíram mais na internet do que os que tinham dormido bem.
Horário de verão no Brasil

O horário de verão no Brasil, que começa neste domingo, vai até o dia 21 de fevereiro de 2016. Pela legislação, o horário de verão irá vigorar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Esta será a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.
Polícia Militar de Rondônia apreende Capeta na periferia de Porto velho.

 Fonte : urupa 190

Todos já ouviram histórias de criaturas bizarras com 7 cabeças, que causam medo e provocam muita destruição. Desta vez não foi encontrada uma criatura, más uma coisa, uma arma aparentemente artesanal, de grosso calibre com 7 canos, apelidada de "Capeta", pelos criminosos.
Foto Divulgação PMRO


Na manhã desta sexta feira 16 de outubro, A PM  recebeu uma informação que algumas pessoas estariam com uma arma de grosso calibre , em um barraco, situado no bairro Universitário, que fica aos fundos de uma faculdade na Avenida Mamoré. De imediato Policiais de deslocaram em diligências até ao local informado. 

Quando os policiais se aproximaram, constatara, que um Suspeito saiu do local correndo, pulando muros e cercas , para tentar fugir do local. a Guarnição policial se dividiu, e uma parte foi atrás do Suspeito fujão e outros adentraram ao barraco. 

O suspeito que tentou fugir foi localizado e preso, sendo identificado como E.O.M. de 22 anos.
Dentro do barraco foram encontradas mais duas pessoas, identificadas como A.R.de M, de 29 anos e uma mulher N.S.do N. M. de 18 anos.

Foto Urupa 190

Foto Urupa 190


Foto Urupa 190

 Durante as buscas dentro do referido barraco, os policiais encontraram uma escopeta de fabricação artesanal, calibre 12, com sete canos, 4 munições do mesmo calibre ( intactas), e uma pedra de OXI ( droga semelhante ao crak, com poder de viciar e também levar a morte, em tempo muito curto) e uma balança de precisão. 

Foto Urupa 190 Vídeo

A arma possui escrita em sua coronha as iniciais C.V.R.J. ( dando a entender ue seja da facção criminosa  Comando vermelho do Rio de Janeiro).
Foto Urupa 190 Vídeo
  A suspeita que a arma teria vinda da Capital Fluminense, onde o CV atua com mais intensidade, possuindo ramificações em todo o País. Porto velho teria vários integrantes e simpatizantes, que estes suspeitos sejam também integrantes da organização criminosa.


 A polícia apurou ainda a informação que existem mais outras três escopetas idênticas espalhadas pela Capital Porto Velho, e investiga o caso.

Os presos juntamente com a arma  e os materiais apreendidos foram conduzidos para a Central de Polícia, onde outras providências serão tomadas.




Velho golpe do falso sequestro faz mais uma Vitima em Porto Esperidião

As ligações e mensagens são constantes , e infelizmente muitas pessoas, principalmente as mais idosas são as vítimas mais frequentes, pela falta de conhecimento.

Ilustração

No início da tarde de ontem 15 de Outubro, o Sr E.P.L de 71 anos, foi vítima de criminosos que utilizam de aparelhos celulares para simularem sequestro de pessoas da família das vítimas, e assim levando pânico,  e aterrorizam as pessoas ameaçando matar os supostos familiares. A organização criminosa coloca uma pessoa se passando pelo parente supostamente sequestrado, que pede por socorro à vítima.

 Pelo fato da pessoa estar sob forte emoção, devido a ameaça que seu ente amado possa estar correndo perigo, na hora, se torna presa fácil dos criminosos. Geralmente são passadas ordens para que a pessoa siga passo a passo, afim de depositar dinheiro para o grupo criminoso.

 No caso específico que ocorreu com o Sr  E.P.L., seus filhos compareceram no Pelotão de polícia Militar de Porto Esperidião, e comunicaram o estranho fato de seu pai ter atendido uma ligação, e contou apenas para a esposa que uma de suas filhas teria sido sequestrada, e em seguida saiu.

Foi informado ainda que o mesmo teria pego dinheiro emprestado com um comerciante da cidade.
 De imediato os policiais desconfiaram do Golpe do falso sequestro, e saíram juntamente com os filhos da Vítima para procurar pelo mesmo. foram realizadas rondas próximo aos locais onde seria possível a realização de depósitos bancários e também em vários outros pontos. 

Durante as diligências o mesmo foi localizado saindo de outro comércio, onde foi abordado pelos policiais, que perguntaram para o mesmo se ele havia feito algum depósito, e também se o aparelho celular estaria desligado. O mesmo informou que teria realizado dois depósitos em uma conta da caixa econômica e que havia pego mais R$ 400,00 para outro depósito, pois sua filha estaria nas mãos dos sequestradores. 

 Foi informado pelos policiais que ele havia caído em um golpe realizado por criminosos, que provavelmente seriam de outro estado. Quando foi questionado novamente a respeito do aparelho celular, a Vítima pegou de seu bolso o referido aparelho. O mesmo estava ainda ligado com uma ligação ativa, co o criminoso do outro lado da linha. 

 Ao descobrir que seu plano havia sido descoberto, o criminoso desligou o aparelho celular.

A vítima apresentou os comprovantes de depósitos, e o número da conta, que estavam rasgados, pois o mesmo recebeu ordens dos criminosos para rasgar os recibos e também para não falar com ninguém do que estava acontecendo.

 Foi verificado que os depósitos foram realizados na casa Lotérica na conta Poupança de Numero 64819-3, da Agência da Caixa Econômica  0180, em nome de Jennifer Natalin Oliveira Costa .
A Agência da conta poupança fica na cidade de Campos dos Goitacases no estado do Rio de Janeiro. 
 Ao entrar em contato com o SAC da Caixa econômica foi informado que a Vítima teria que e dirigir o mais rápido que pudesse, até uma agência física, se possível a que foi o destino do depósito, onde seria seria verificado um possível bloqueio do depósito.

A Polícia e o Fronteira Alerta solicita que todos divulguem ao máximo este tipo e golpe, principalmente aos mais idosos, ou com poucas informações dos tipos de crimes praticados pelos aparelhos celulares.





Colisão entre Viatura da PM e uma caminhonete  deixa dois Policiais com fraturas.

O acidente ocorreu quando os policiais se deslocavam em diligências para tentar abordar um outro veículo que passou em alta velocidade sentido Bolívia, deixando suspeita de que poderia ser roubado ou furtado. No acidente apenas os policiais se feriram.


Foto: R.S.W.A. / F.A.

O acidente ocorreu por volta das 10:20horas desta quinta feira, 15 de outubro, na estrada que liga Vila Bela da S. trindade, cidade que fica no extremo do Estado de Mato grosso, distante a aproximadamente 540 KM da Capital, e faz fronteira com a Bolívia.

 Os policiais que se encontravam em policiamento pelas ruas da cidade foram constatar uma suspeita, em que um veículo, passou em alta velocidade pela cidade, na avenida principal e seguiu pela estrada que dá acesso a Bolívia. Este tipo de atitude geralmente ocorre quando se trata de veículos roubados ou furtados, e os cabriteiros empreendem alta velocidade com o objetivo de chegar logo ao território Boliviano.
 Os policiais iniciaram o deslocamento,  pela conhecida estrada do Seringal, e após a curva conhecida como 90º, onde existe outra curva acentuada, houve uma colisão frontal entra a Viatura ( Fiat Pálio  de Placas QBL-1979 e uma caminhonete VW Amarock de cor branca, placas   QBS-6459.  O condutor da Caminhonete C.H.V. de 32 anos não teve ferimentos, e relatou que seguia sentido Gleba Seringal para a Cidade de Vila Bela, em sua mão, quando na curva também apareceu a viatura em sentido contrário, não havendo como se desviar, e o acidente ocorreu, causando muitos danos nos veículos.
Foto: R.S.W.A. / F.A.
Os policiais Militares Cb  PM Kurtz que conduzia a Viatura  e o Sargento Elson, foram socorridos por terceiros que passavam pelo local. Foi informado ao Fronteira Alerta, que  ambos se encontram hospitalizados no Hospital Regional de Cáceres, sendo que o Sargento  PM Elson fraturou  um os braços e o Cabo PM Kurtz teve fratura em uma das pernas, e ambos não correm risco de morte.

 Possíveis causas que contribuíram para o acidente conforme apurou o Fronteira Alerta, seria a poeira, o tipo de pista que é de terra, e a curva projetada muito acentuada que dificulta a visão do motorista. 

 Levando em conta também a situação de que os policiais estariam em busca de interferir numa possível situação de estar ocorrendo um crime, havendo a necessidade da abordagem.  Felizmente não correm risco de  morte.



Polícia Militar de Mato Grosso convoca os alunos matriculados no 30º CFSD a participarem de instrução a respeito do início do curso.


 A segurança Pública de Mato grosso se prepara para o início do Curso de Formação de Soldados da PMMT. ( C.F.S.D.)

Foto reprodução WEB

PORTARIA nº 448/QCG/DEIP/PMMT/15, DE 15 DE OUTUBRO DE 2015.

Convocar os Alunos Soldados para instruções e distribuição nos Núcleos de Ensino dos Comandos Regionais.

O COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições que lhe confere o Art. 2º c/c Art. 6º, Inciso V, da Lei Complementar nº 386, de 05 de março de 2010,

RESOLVE:

Art. 1º - Convocar todos os Alunos Soldados matriculados no 30º Curso de Formação de Soldados e incluídos na PMMT para receberem as instruções sobre o início das atividades escolares, nos dias 21 e 22 de outubro de 2015, no Ginásio Aecim Tocantins, Cuiabá - MT, das 08:00 horas às 18:00 horas.

Art. 2º - Os convocados deverão apresentar os seguintes documentos para a implantação na folha de pagamento: Cópias RG, CPF, Título de Eleitor, CDI ou Reservista, Carteira de Trabalho (se possuir), PIS/PASEP (se possuir), Comprovante de Endereço ou Declaração de Endereço e Comprovante de Conta no Banco do Brasil, bem como o preenchimento do Formulário de Atualização de Eventos, disponível no site: www.pm.mt.gov.br.

Art. 3º - Nas datas e local constante no art. 1º será realizada a distribuição dos Alunos Soldados nos Núcleos de Ensino dos Comandos Regionais para o início do 30º Curso de Formação de Soldados da PMMT.

Art. 4º - Registra-se, publique-se e cumpra-se.

PRF recupera corola roubado, com dupla do Espirito Santo.

O veículo que estava com placa de outro, trafegava pela região, sentido Bolívia, e graças ao trabalho preciso de checagem, nais um cabrito foi derrubado.

Foto: Divulgação PRF

Por volta das 18:30 horas desta quinta feira, Policiais Rodoviários de Cáceres, durante fiscalização em frente ao Posto da PRF, na BR 174, KM 6, abordaram um veículo Toyota Corola, de cor Azul, placas ODB-3745, da cidade de Aracruz-ES.

No veículo estavam dois indivíduos do Estado do Espirito Santo, sendo E.M de 29 anos e tendo como passageiro S.M.K. de 32 anos, ambos da cidade de Cariacica - ES.

 Os policiais checaram a documentação e a placa do veículo, e estava sem restrição. 
Como a profissão de policial, se aperfeiçoa a cada dia, e novos golpes são descobertos a cada dia. Os policiais desconfiaram do velho golpe do veículo dublê. ( veículo roubado ou furtado com placa de outro idêntico, porém em situação normal).
 Foi desta maneira que dois espertos descobriram que aqui, a polícia trabalha, e muito bem. Foram conferido  alguns números de identificação do veículo e cruzados no Sistema.  Então  a casa caiu para a dupla.  Foi constatado que o veículo que estavam era produto de roubo ocorrido em Vila Velha-ES, ocorrido no mês de abril deste anos.

 A placa original do veículo era OVL-3999 de Vila Velha -ES.


A dupla foi conduzida para o Cisc de Cáceres juntamente com o veículo para que sejam devidamente autuados, e responderem pelos seus atos.



Delegacia Fazendária cumpre 78 Mandados para apurar o desvio de dinheiro Público

 Fonte P.J.C./MT



O desvio de aproximadamente R$ 85 Milhões está sendo investigado,  através da Operação Vespeiro.


imagem:ilustração
A Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), da Polícia Judiciária Civil, cumpre 78 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão durante a Operação BB Pag, deflagrada nesta quinta-feira (15.10). 

Os mandados estão sendo cumpridos na capital e interior do Estado e nas cidades de Tubarão (SC) e Soledade (RS).
 
A ação tem o objetivo de dar cumprimento a 34 mandados de prisão temporária e 44 mandados de busca e apreensão domiciliar. Até o momento, 25 pessoas tiveram o mandado de prisão cumprido e duas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
 
O trabalho está inserido na operação da Segurança Pública "Karcharias", deflagrada pela Polícia Civil de combate aos crimes de corrupção, contra a administração pública e tributários. Fazem parte da ação 25 equipes de policiais civis nas cidades de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger e Primavera do Leste. Os mandados cumpridos em outros estados contam com o apoio da Polícia Civil da localidade.
 
As medidas buscam concluir as investigações iniciadas no ano de 2012, destinadas a apurar o vultoso desvio de dinheiro público do Governo do Estado de Mato Grosso por meio do Sistema Eletrônico disponibilizado pelo Banco do Brasil denominado BBPAG, que teria causado um rombo de R$ 101.123.118,61 aos cofres públicos.
 
Quando a fraude veio à tona, a Delegacia Fazendária deflagrou a operação “Vespeiro”, que resultou na prisão de 43 pessoas envolvidas no esquema relativo somente ao envolvimento de pessoas físicas, que na ocasião foi mensurado em mais de R$ 16 milhões.
 
Com o apoio da Controladoria Geral do Estado, se apurou que os desvios iam muito além daquele valor e que teriam sido efetuados em benefício de 12 pessoas jurídicas, dentre cooperativas, associações, sindicatos e empresas privadas. Assim, nova investigação foi instaurada visando apurar os recebimentos por essas pessoas jurídicas de desvios de mais de R$ 85 milhões.
 
As pessoas jurídicas investigadas no esquema são: Cooperativa de economia e crédito mútuo dos profissionais de contabilidade de Cuiabá (Coopercon), Associação dos servidores do Indea (Assin), Associação dos servidores do Intermat (Assister), Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Oficial de Mato Grosso (Sitomat), Sindicado dos trabalhadores do sistema agrícola, agrário e pecuário de MT (Sintap); Indatec, Instituto Bagari, LCA Fomento Mercantil, LD Fomento Mercantil, Assut, Siesc e BOA Fomento Mercantil.
 
Segundo a delegada Cleibe Aparecida de Paula, no transcorrer das investigações foram comprovados os recebimentos do dinheiro indevido tanto pelos gestores e demais funcionários das pessoas jurídicas como por seus familiares que acabaram usufruindo desse valor com a compra de imóveis, empresas, veículos e viagens.
 
Outras informações sobre a operação “BB Pag” serão repassadas após o interrogatório dos suspeitos.




Pais congelam menina de 2 anos que morreu de câncer por esperança de fazê-la renascer.


 Matéria;  Reproduzida de BBC-BRASIL

BBC
Image captionMatheryn Naovaratpong estava prestes a completar três anos quando não resistiu a tipo raro de tumor no cérebro
No início deste ano, uma menina tailandesa de dois anos de idade tornou-se a pessoa mais jovem a ser congelada por criogenia. Seus pais recorreram à técnica, que preservou seu cérebro no estado em que se encontrava momentos após sua morte, na esperança de que um dia ela possa ser trazida de volta à vida.
O quarto onde Matheryn Naovaratpong passou seus últimos meses está quase vazio. Nele, só permanece seu berço e o suporte que ajudava a manter a menina de pé.
Em meio às paredes brancas, o único traço de cor do ambiente austero vem de uma pequena estátua budista dourada, de alguns de seus bichos de pelúcia favoritos e um enorme retrato dela pendurado na parede.
BBC
Image captionEinz passou a maior parte de sua vida em um hospital de Bangcoc
Hoje, é mais parecido com um altar para uma criança cuja vida foi interrompida tragicamente. Matheryin, ou Einz, como sua família a chamava carinhosamente, desenvolveu um tipo raro de câncer no cérebro logo após seu segundo aniversário. Ela morreu em 8 de janeiro passado, pouco antes de completar 3 anos.
Quando isso ocorreu, seus pais, ambos engenheiros biomédicos, tinham optado pelo procedimento que eles esperam permitir dar a sua filha uma nova chance de viver.
"Assim que ela ficou doente, surgiu imediatamente a ideia de que deveríamos fazer isso por ela, por mais que seja impossível hoje", diz seu pai, Sahatorn. "Fiquei realmente dividido quanto a esta ideia, mas precisava me agarrar a ela. Então, expliquei tudo para minha família."
BBC
Image captionApenas o cérebro da menina foi congelado
Sua proposta era preservar Einz por meio de uma tecnologia conhecida como criogenia. O corpo, ou apenas o cérebro, no caso de Einz, é colocado em um estado de congelamento profundo até que, em algum momento no futuro, avanços extraordinários da medicina permitam que um novo corpo seja criado para ela e seja possível revivê-la.
"Como cientistas, temos 100% de confiança de que isso acontecerá - só não sabemos quando", diz Sahatorn. "No passado, poderíamos pensar que levaria 400 ou 500 anos, mas, agora, podemos imaginar que será possível em 30 anos."

'Renascer'

BBC
Image captionPais da menina dizem que seu amor pela filha e fé na ciência os levaram a optar pela criogenia
O pai de Einz conta que, a princípio, foi difícil para o restante da família aceitar sua visão, mas quando a saúde da menina piorou, eles começaram a mudar de ideia.
"Ela tinha algo especial desde que nasceu. Ela manifestava seu amor mais do que outras crianças, sempre querendo fazer parte de nossas atividades", diz ele.
Sahatorn e sua mulher, Nareerat, têm outros três filhos. Nareerat teve de retirar seu útero após o primeiro parto, então, Einz e seu irmãos mais novo foram concebidos com a ajuda de fertilização in vitro. A tecnologia, eles dizem, teve um papel central na vida da menina desde o início e pode ajudá-la a "renascer".
Os Naovaratpong escolheram a Alcor, uma ONG do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, provedora dos chamados serviços de "extensão da vida", para cuidar da preservação do cérebro de Einz. A família se envolveu nos preparativos, criando um caixão especial que pudesse ser transportado até o outro país.
BBC
Image captionOs pais da menina têm esperança que ciência evolua o suficiente para dar a ela uma nova vida
Um time da Alcor foi até a Tailândia para supervisionar o resfriamento inicial do corpo de Einz. No momento em que o óbito da menina foi declarado, a equipe da ONG deu início ao que chama de "crioproteção", removendo fluídos corporais e os substituindo por um líquido anticongelante que permite que o corpo possa ser congelado sem comprometer os tecidos.
Após sua chegada ao Arizona, o cérebro foi removido e preservado a uma temperatura de -196ºC. Ela é a 134ª paciente da Alcor e de longe a mais nova.

Personalidade preservada

BBC
Image captionFamiliares tiveram dificuldade para aceitar a ideia, mas mudaram de ideia com piora da saúde de Einz
A forma como Sahatorn descreve o procedimento, que parece ter saído de um filme de ficção científica, é extremamente técnica, ainda mais levando em conta que tudo ocorreu logo após perder uma filha muito amada. Mas a família tem muita clareza de seus sentimentos.
"Ainda a amamos. Lutamos para ser fortes, mas, quando ela morreu, não nos comportamos diferente do que outras famílias. Choramos todos os dias. Ainda precisamos de um tempo para nos acostumar", diz o pai da menina.
Em sua opinião, os pensamentos e personalidade de Einz serão preservados com seu cérebro e podem ser, em algum estágio futuro, o suficiente para que sua vida seja reconstruída. Ele e sua mulher também planejam ter seus corpos preservados com criogenia, apesar de ele reconhecer que há poucas chances de que eles se encontrem com sua filha em suas novas vidas.
BBC
Image captionO pai de Einz, também quer ter o cérebro congelado
O casal também planeja visitar as instalações da Alcor para ver o recipiente de aço no qual o cérebro de Einz é mantido em "biossuspensão", segundo o termo usado pela ONG. Eles ainda dizem terem doado o mesmo valor gasto com a preservação do corpo de Einz para pesquisas relacionadas a câncer na Tailândia.

'Morte verdadeira'

GettyImage copyrightGetty
Image captionONG com sede nos Estados Unidos foi escolhida pelos pais de Einz para preservá-la
A Alcor diz que sua operação é "um experimento no sentido literal da palavra". A ONG não promete uma segunda chance de viver, mas diz que a criogenia é um "esforço para salvar vidas".
A Alcor afirma que a "morte verdadeira" só ocorre quando o corpo começa a parar de funcionar e seus componentes químicos ficam tão "desorganizados" que a tecnologia médica não pode recuperá-los.
Depois que o óbito é declarado, o corpo é mantido vivo com ajuda de aparelhos. O sangue é trocado por preservantes para que seja possível o transporte de qualquer parte do mundo para a sede da empresa.
O corpo é inundado com químicos chamados "crioprotetores", que resfriam as células a -120ºC sem formação de gelo, um processo conhecido como vitrificação. Depois, é resfriado ainda mais, até -196ºC, e armazenado indefinidamente em nitrogênio líquido.

Certeza desconcertante

BBC
Image captionPais dizem que tecnologia sempre fez parte da vida de sua filha e pode ajudá-la a viver novamente
Mas e quanto ao futuro? A família está reunido fotos e gravações suas e de Einz, para que ela possa saber de sua vida passada. Por sua vez, a Alcor promete supervisionar cuidadosamente a readaptação de seus pacientes.
Essa certeza de que no futuro será possível trazer alguém de volta à vida deixa muitas pessoas desconfortáveis. Pode não ser fácil entender ou aceitar os argumentos de uma família para seguir este caminho.
É impossível não pensar que isto possa ser apenas uma forma de evitar o enorme sofrimento de perder uma criança tão nova. Ou questionar se as promessas da Alcor são válidas e se esse procedimento todo terá algum sucesso em questão de décadas ou mesmo séculos.
Mas Sahatorn e Nareerat obviamente estão sofrendo, enquanto ao mesmo tempo se apegam à esperança de um futuro que a maioria de nós sequer consegue imaginar, no qual Einz viverá novamente. Eles pensaram muito a respeito e se dizem confortáveis com sua decisão.
"Foi nosso amor por ela que nos levou a este sonho da ciência", diz Sahatorn. "Com certeza, nossa sociedade está avançando a uma nova forma de pensar em que isso será aceitável."
BBCImage copyrightbbc
Image captionPais de Einz esperam que sua personalidade e pensamentos também sejam preservados

Postagens mais visitadas

Seguir pelo email

Arquivo do blog