2016-03-13

Agronegócios

DERRFVA DESARTICULA QUADRILHA ESPECIALIZADA
 EM ROUBOS DE VEÍCULOS NA CAPITAL


Fonte: P.J.C./MT

Foto: P.J.C./MT


Uma quadrilha especializada em roubo de veículos foi desarticulada com a prisão de 4 integrantes, na tarde desta sexta-feira (18.03), em ação da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), inserida na operação da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Carga Máxima, que visa o combate a criminalidade em todo Estado de Mato Grosso. Três veículos roubados foram localizados em poder dos suspeitos.

Foram presos na ação, Tiago Alves Ramos, Geisse Keli Bezerra, Leonardo Antonio Sequin e Elizangela Alves Ramos, pelos crimes de receptação, associação criminosa, uso de documento falso, adulteração de sinais identificadores de veículos e posse irregular de munição.
Apontado como um dos líderes da quadrilha, Tiago e a sua esposa Geisse eram investigados pela equipe da Derrfva a aproximadamente um ano. O casal foi citado durante a investigação do roubo de uma picape Fiat Strada, no ano de 2015.

Segundo as investigações, Tiago oferecia os veículos roubados por meio do aplicativo WhatsApp. Um dos veículos ofertados pelo suspeito, uma caminhonete Hilux Preta, roubada no último dia 14 de março, foi apreendida já em direção a Bolívia no dia 15.

Esta semana, policiais da Derrfva receberam uma informação de que Tiago estava em posse de uma caminhonete S-10 roubada. Uma segunda denúncia, apontava o endereço de uma casa que seria utilizada para guardar veículos roubados e furtados pela quadrilha. Com base nas informações, policiais da Derrfva se deslocaram até o endereço, no bairro Altos do Coxipó, em Cuiabá, onde foi realizada a prisão em flagrante dos suspeitos.
Foto: P.J.C./MT

No local, foram localizados três veículos roubados entre os meses de fevereiro e março deste ano, sendo uma caminhonete Hilux roubada, no dia 16 de março, um Ford Ka, roubado no dia 07 de março, do Ciretran da cidade de Nobres e uma motocicleta Honda CG, produto de roubo, no dia 02 de fevereiro. Os veículos estavam na garagem da casa, sendo comprovados através de checagem em sistema a restrição de roubo ou furto.

Foto: P.J.C./MT
Durante a abordagem policial, os suspeitos apresentaram Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) aparentemente falsos, além de um dos veículos estar com aparelho bloqueador de sinal rastreador. No interior da residência, ainda foram encontradas duas munições calibre 38. Questionado, o suspeito alegou que possuía as munições a muito tempo, mas que não tinha arma.

Os veículos foram apreendidos e todos os suspeitos que estavam na casa, encaminhados para Delegacia de Veículos, onde após serem interrogados pelo delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira foram autuados em flagrante pelos crimes de receptação, associação criminosa, uso de documento falso, adulteração de sinais identificadores de veículos e posse irregular de munição.

“A quadrilha atuava em vários ramos do crime, agindo em furtos, roubos, receptação, comercialização e encaminhamento do veículo para foram do país”, destacou o delegado.

A ação foi realizada por toda equipe operacional da Derrfva com a assessoria do Núcleo de Inteligência da unidade e da Regional de Cuiabá, coordenados pelo delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.




‘Oi, mãe’: Britânico com síndrome rara quebra silêncio após 16 anos




 Fonte: BBC-BRASIL

"Oi, mãe". Essas foram as primeiras palavras de um adolescente de 16 anos que, portador de uma grave deficiência, nunca havia conseguido falar na vida. Ele quebrou o silêncio de mais de uma década ao usar um aparelho de comunicação digital.
Image copyrightTobii Dynavox
Image captionJames Walker encontrou na tecnologia assistiva um meio efetivo de comunicação

James Walker é um fã de rúgbi, gosta de música pop, vive com os país em Hull, na Inglaterra, e tem uma namorada, Emily.
O jovem possui uma doença que lhe causou centenas de convulsões por dia quando criança.
Conhecida como síndrome de Lennox-Gastaut, a enfermidade o deixou com um transtorno de aprendizagem severo e sem capacidade para andar ou se mover. E até pouco tempo ele também não conseguia falar.
Hoje ele diz ser "divertido" poder se comunicar com amigos e família após tanto tempo em silêncio e, como define, "aprender algo empolgante".
Image copyrightTobii Dynavox
Image captionJames e a mãe, Gina Walker, que nunca esperou que o filho pudesse se comunicar efetivamente
Usando os olhos como cursor, ele aprendeu a clicar em palavras e imagens para construir frases com seu computador portátil, um modelo chamado Tobii Eye Gaze.
O sistema tem milhares de expressões e frases na memória, coisas que James pode usar dia a dia. Ele hoje está treinado para usar cerca de 60 palavras, e espera aumentar esse número com o tempo.

Cadeirante com movimentos limitados nos braços, James responde "gosto engraçado" (I like funny) ao ser questionado sobre seu tipo de conversa favorito. Soma um "eu gosto" sobre como fez sua mãe feliz ao dizer suas primeiras palavras a ela.
Gina Walker nunca esperou que seu filho pudesse falar. Quando o professor de James a chamou recentemente à escola, ela não sabia o que esperar. A mãe não sabia que o filho estava aprendendo a usar softwares para comunicação, porque todos haviam decidido manter o trabalho em segredo.
"As primeiras palavras que ele disse foram 'oi, mãe", e foi tão fantástico que chorei", conta ela.
Image copyrightTobii Dynavox
Image captionJames pode falar ao olhar para uma combinação de palavras e imagens na tela, que então são reproduzidas por uma voz computadorizada
"É surpreendente ouvir seu filho falar pela primeira vez, ainda que seja uma voz gerada por computador. Eu fiquei arrepiada, e é maravilhoso poder conversar com ele."
O novo computador de James proporcionou um nível de vocabulário que ele não tinha e, pela primeira vez, seus pensamentos e opiniões podem ser conhecidos.
Como diz a mãe: "Ele agora me disse que não gosta das minhas cantorias, e sua personalidade e senso de humor estão vindo à tona."
Quando o vestia pela manhã, Gina costumava mostrar ao filho duas opções, e escolhia aquela que ele olhava. "Mas eu não tinha ideia se ele olhava por aprovação ou por não gostar. Hoje ele diz 'eu não gosto' e eu o troco novamente."

Uma breve entrevista, com o novo vocabulário de 60 palavras

Image copyrightGina Walker
Qual era a pior coisa sobre não conseguir falar? Não gosto.
Qual é a melhor coisa em falar? Aprender algo empolgante.
O que achou de falar pela primeira vez? Engraçado.
Como se sentiu ao ver sua mãe tão feliz? Eu gosto.
Como é poder conversar com sua irmã e amigos sobre isso? Eu gosto, (é) engraçado
Ajuda com suas convulsões? Sim
"Neste momento é tão bom ouvir a voz dele que fazemos qualquer coisa por ele", afirma a mãe.
Na casa da família Walker hoje há paciência de sobra com brigas entre irmãos - simplesmente porque elas agora são possíveis. "A irmã, Tash, coloca música no rádio ou na TV e ele pede para abaixar, o que é ótimo."
James aprendeu a indicar quando está entediado na escola. Questionado se gostou de seu novo sistema de comunicação, responde: "Eu gosto, eu preciso".
Assim como aprender palavras, o usuário também tem de saber o contexto do significado delas, então o nível de uso do sistema depende da capacidade cognitiva do usuário.
Hector Minto, da empresa Tobii Dynovox, que desenvolveu o sistema, explica: "O sistema deu palavras-chave a James para que ele se acostume a usá-las em situações específicas, como pedir uma bebida, mas a exposição crescente a novas expressões melhora o conhecimento."
Image copyrightGina Walker
Image captionUm integrante da campanha que ajudou a arrecadar dinheiro para comprar o equipamento para James
A mãe de James diz que a melhora na comunicação teve reflexos positivos na saúde do filho.
Sujeito a várias convulsões por dia - algumas em intervalos de minutos -, James não tinha como alertar familiares ou professores sobre a chegada dos ataques.
Uma operação que instalou um aparelho promove descargas elétricas em seu cérebro a cada três minutos ajudou a diminuir o número de convulsões, e coincidiu com o período em que James aprendia a usar sua nova voz.
Gina diz que agora ele diz "venha ajudar" ou "venha aqui" quando sente que uma convulsão está por vir. "Toda convulsão é perigosa", ela explica, "então se consigo evitar que sejam muito intensas é algo precioso."
A mãe conta que antes de usar o aparelho de comunicação ele costumava coçar o pescoço - hoje a família sabe que era ele tentando dizer que algo estava errado.
Àquela altura, os familiares não tinham ideia que James tinha a habilidade cognitiva necessária para dar esse tipo de alerta, então não conseguiam interpretar a mensagem como um pedido de ajuda.
Agora que o adolescente consegue alertar sua mãe, ela consegue fazer alguma coisa. Usa um ímã para enviar pulsos elétricos suaves e regularizar a atividade cerebral irregular que desencadeia as convulsões do filho.
O computador traz ainda outros tipos de independência. Permite a James controlar as luzes do quarto e a TV, entre outras possibilidades.
Minto diz que algumas pessoas com deficiências semelhantes vivem plenamente usando os olhos para controlar um computador. "Eles deixam os enfermeiros entrar, ficam sozinhos à noite, checam e-mails."
Image copyrightGina Walker
Image captionOutros apoiadores da iniciativa que acabou superando metas e adquiriu outros cinco equipamentos para a escola de James
O representante da empresa diz que o sistema de sua firma é até 20 vezes mais rápido do que o usado pelo físico Stephen Hawking, que comunica uma letra por vez.
Um sistema como o Eye Gaze chega a custar 12 mil libras (cerca de RS$ 70 mil).
David Hoyle, amigo da família de James que tem uma filha com epilepsia, decidiu ajudá-lo a adquirir o equipamento, e criou o evento James Walker 100, que envolveu cem voluntários em diferentes ações de arrecadação, como maratonas e jantares.
"Uma das piores coisas de ter uma criança especial é que elas não conseguem se comunicar quando não estão se sentindo bem ou precisam de algo, então apenas isso já vale 12 mil libras", afirma.
A equipe que Hoyle reuniu bateu a meta e conseguiu comprar mais cinco equipamentos iguais para a escola do adolescente.
E enquanto o filho lida com o reencontro com sua voz, Gina diz: "James nunca foi capaz de fazer um escolha, nunca, e agora é."
Ela diz que gostaria que o filho tivesse tido acesso a essa tecnologia antes, porque esteve "preso" por 16 anos - e diz ser preocupante que muitos pais nem conheçam essa alternativa.
"Acho que as pessoas não percebem como a comunicação é importante. Isso tem sido uma grande descoberta."
MULA ABANDONA ROGA DENTRO DE ÔNIBUS  DE DESAPARECE FEITO FUMAÇA, EM CÁCERES.

 O traficante teria descido do ônibus para pegar um documento,  momentos antes que a polícia chegasse ao local, para revistar o ônibus, e apreender 5 tabletes de drogas.

Foto: divulgação PMMT- 6 BPM/ Ed F.A.

                                                                                                                                                                                                                             

Publicidade:

Saúde é coisa séria, e confiança se adquire com muito trabalho e responsabilidade.

 Porto Esperidião e Glória D´oeste, pode contar com o profissionalismo e dedicação da equipe do Laboratório São Francisco, que está ao lado da população.



                                                                                                                                                                                                                                

Os fatos:


Foto: divulgação PMMT- 6 BPM/ Ed F.A.
Policiais do CR-VI, do 6 BPM de Cáceres, realizaram a apreensão de quase 5 kg e pasta base de cocaína , que estavam sendo levados para a Capital  Cuiabá. 

 A apreensão se deu por volta das 09:30 horas da manhã deste Sábado, 19 de março, no terminal Rodoviário de Cáceres, situado no bairro Santo Antônio, mais conhecido como Rodoviária Nova. 
 Os Policiais foram informados através de uma ligação anônima que um ônibus da empresa Verde Transportes, que fazia a linha Pontes e Lacerda para Cuiabá, continha um passageiro, transportando drogas. A pessoa ainda teria informado que o passageiro teria embarcado em Porto Esperidião, e passou as características, sendo o mesmo de estatura média, gordo, e de calça jeans e camisa listrada.
O informante relatou que o ônibus já havia saído da rodoviária central da cidade, deslocando-se para a saída, sentido Cuiabá. Com base nos ricos detalhes informados, os policiais foram até a nova rodoviária da cidade, onde o ônibus faria outra parada, e localizaram o veículo já parado, para embarque e desembarque de passageiros. 


 Leia também: GEFRON prende trio com drogas, que seriam vendidas em barra do Bugres

 O ônibus foi vistoriado e no interior do mesmo foi encontrada uma bolsa camuflada, e dentro da mesma foram encontrados 5 tabletes de substância análoga a pasta base de cocaína. Confirmada após narco teste.  Ao indagar ao motorista quem seria o proprietário da bagagem, obtiveram a resposta que a bolsa pertencia  a um indivíduo que teria descido no local, poucos momentos antes da chegada da polícia, sendo que o  suspeito , disse ao cobrador, que iria pegar uns documentos e já voltaria. 

 "Pelo jeito a mula saiu a galope quando viu a viatura da PM se aproximando do busão, onde estava a rapadura que ele levava."

A droga foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil, onde outras investigações estão sendo tomadas. 





GEFRON PRENDE TRIO COM DROGAS QUE 
SERIAM VENDIDAS EM BARRA DO BUGRES

Três homens foram presos em uma belina, com maconha e pasta base de cocaína na estrada que liga Cáceres a Barra do Bugres. 

Foto: Divulgação GEFRON
A prisão do trio, ocorreu nesta quinta feira, 17 de Março, quando Uma patrulha volante do GEFRON (Grupo Especial de Fronteira), realizava policiamento na rodovia MT-343, próximo a Comunidade de Vila Aparecida.
 Foi abordado um veículo Ford Belina, de cor prata , com placas JYE-3622, onde estavam três homens.
 Durante a abordagem foi constatado que dentro do porta malas do veículo havia um tablete e meio de maconha e uma porção de pasta base de cocaína, além de uma balança de precisão.  Ainda foi encontrado a importância de R$ 249,00 ( duzentos e quarenta e nove Reais). Foi dado " Voz de prisão aos indivíduos que foram identificados como Kelvin de Campos Soares de Oliveira de 25 anos, Ezequiel Reis de Souza de 49 anos e Tiago Ferreira Casa de 23 anos.

 Os suspeitos relataram aos policiais  que compraram a droga em Cáceres e levariam para vender em Barra do Bugres.

O trio Juntamente com a droga e o veículo foram conduzidos para a 1ª Delegacia de Policia Civil de Cáceres. ( antigo CISC)

 CARRETA BOIADEIRA QUEBRA A BARRA DE DIREÇÃO, E TOMBA FORA DA PISTA 

 O motorista não se feriu, apesar dos muitos danos causados no veículo, após descer um barranco de quase 10 metros de altura.
onde 4 bezerros morreram , muitos escaparam e outros ficaram ainda na gaiola.
Foto: Fronteira Alerta

                                                                                                                                                                   

Publicidade:


Final de semana: e você não preparou o churrasco de domingo?

Não se preocupe, o Lusitano tem tudo para a sua festa, carnes bovinas e suínas, aves,  linguiça, bebidas  carvão e até a churrasqueira. 

 "Supermercado Lusitano, onde  você faz economia de verdade"


"SE BEBER NÃO DIRIJA"


                                                                                                                                                                   

Os fatos:

Foto: Fronteira Alerta

O fato ocorreu por volta das 14:20 horas da tarde desta sexta feira, 18 de Março, quando Policiais Militares de Porto Esperidião receberam que uma carreta boiadeira havia tombado próximo a ponte sobre o Rio Jauru, na BR-174, próximo ao KM 99, divisa de Municípios entre Glória D´oste e Porto Esperidião-MT.


O  fato informado a PRF do Posto de Fiscalização de Cáceres, distante a 95 KM do local, para que comparecesse, pára a lavratura do Boletim de Acidente.


Foto: Fronteira Alerta
 Foi solicitado apoio da Guarnição PM de Glória D´oeste, para que e deslocasse até ao local, onde juntamente com os policiais de Porto Esperidião, realizariam a sinalização do local. Embora a carreta tivesse saído completamente da pista, havia o perigo pelo fato de que muitos bezerros terem escapado, colocando a vida de motoristas e passageiros em risco, ao trafegarem pelo local.


Conforme informado por policiais ao Fronteira Alerta, o Motorista Flávio Pereira da Silva, de 30 anos, morador de Pontes e Lacerda-MT, conduzia a  Carreta Boiadeira, Volvo  modelo FH/12-380 de cor prata, de placas NDI-0734, de Pontes e Lacerda-MT, pertencente a Trans Sinueiro.


Foto: Fronteira Alerta


O mesmo trafegava pela BR-174, sentido Porto Esperidião para Cáceres, e ao passar pela ponte do rio Jauru, perdeu o controle da direção de seu veículo, saindo da pista, pelo lado direito, descendo um barranco de aproximadamente 10 metros de altura.

O motivo do acidente, levantado no local, seria um problema apresentado na barra de direção, que fez com que o veículo ficasse desgovernado. 

O fronteira alerta observou que após passar pela ponte, existe um pequeno desnível na pista, sendo este foi um dos fatores apontados por vários motoristas presentes,  que poderia ter levado a acontecer o acidente. 

O motorista, apesar da violência do acidente, não se feriu, más o local ficou muito perigoso, devido muitos animais que escaparam e estavam as margens da pista.


Foto:  Fronteira Alerta (Animais sendo retirados das ferragens, e soltos com acompanhamento de peões que direcionavam os mesmo para longe do asfalto)




Foto: (F.A.) Viaturas PRF, que para o atendimento
 quase 200 KM , entre a ida e a volta até
o Posto de Fiscalização.
A Polícia Rodoviária compareceu ao local, após percorrer mais de 90 KM, para o atendimento desta ocorrência, sendo que é um verdadeiro absurdo, conforme observou  um motorista que se fazia presente. " chega a ser até desumano, os Policiais tem que andar quase 100 KM, realizar o trabalho e retornar, porque o governo ainda não colocou um posto da PRF aqui em nossa região, ficaria bem melhor , tanto pra eles, quanto para nos que utilizamos a rodovia e necessitamos da PRF sempre por perto.



Foi realizado um grande trabalho, onde muitos homens se juntaram para alertar aos motoristas que passavam pelo local, como também saíram na captura dos bezerros. 


Foto: Fronteira Alerta
Outros com a ajuda de uma pá carregadeira e um caminhão guincho realizava a retirada dos animais da gaiola, e direcionava os que estavam vivos, para saírem e ocuparem uma área onde não oferecia risco a condutores, que utilizavam a BR. 

 Outros animais, após muito trabalho, foram embarcados em outro caminha~de menor porte, para a retirada do local, e a transferência para um local adequado, onde todo o gado será colocado, para que sejam tomadas
Foto: Fronteira Alerta
Quatro animais morreram durante o acidente, alguns foram recapturados, e muitos outros se encontram pelas proximidades, onde equipes já estão a procura. 

Pelo menos mais de 50 animais devem estar pela região, sendo que teve bezerro que atravessou o rio Jauru  e foi parar no perímetro urbano, de Porto Esperidião, onde foram recapturados.

 Alerta aos motoristas

 Motoristas que trafegarem entre Porto Esperidião e o trevo de acesso a Indiavaí, próximo a entrada da Fazenda Garça branca deverá ficar atento, pois existem muitos animais na região. Próximo ao KM 98 da BR 174.




PRE- MS PRENDE MULHER COM 24 KG 
DE MACONHA DENTRO DA MALA

A prisão foi realizada por Policiais Militares da Polícia Rodoviária Estadual, e ocorreu em frente a Base Operacional de Vista Alegre, distrito de Maracaju, na Rod MS-164.
Foto: 14º BPMv-MS ( Divulgação)

A Polícia Militar Rodoviária Estadual da Base Operacional de Vista Alegre, distrito pertencente ao município de Maracaju, apreendeu nesta manhã (18 mar 2016), às 08:30h, em fiscalização e policiamento na Rodovia MS 164, Km 014 (em frente à Base), 24 Kg (vinte e quatro quilos) de maconha acondicionada em uma mala de viagem. 

Os policiais rodoviários abordaram o ônibus intermunicipal da empresa Cruzeiro do Sul, que faz a linha Ponta Porã x Campo Grande. 

Durante a revista interna no ônibus, os policiais perceberam que a passageira J.A.S.C. de 27 anos, natural em São Simão/GO, que ocupava a poltrona de nº 07, apresentou sinais de nervosismo, não conseguindo explicar o motivo de sua viagem à Ponta Porã. 

Através do número do ticket de bagagem, colada na ficha de identificação de passageiro, os policiais identificaram sua bagagem, uma mala azul recheada com 36 tabletes da droga. A autora informou ter pegado a droga no Paraguai e iria revendê-la na cidade de Caetité/BA. 

Após voz de prisão, a infratora penal e a droga foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Federal em Dourados por tráfico internacional de drogas.



POLÍCIA APREENDE CARGA DE MIL          
   BOTIJÕES DE GÁS ROUBADOS


Fonte: P.J.C./MT

 A carga foi roubada de um caminhão, onde o motorista ficou mais de 36 horas nas mãos dos bandidos, em General Carneiro, próximo a Primavera do Leste


Foto: P.J.C./MT

Cerca de mil botijões de gás roubados no município de General Carneiro (442 km a Leste) foram recuperados, e uma pessoa presa pela Polícia Judiciária Civil, na terça-feira (15.03), no município de Primavera do Leste (231 km ao Sul). A ação está inserida na operação da Secretaria de Segurança Pública “Carga Máxima” deflagrada em todo Estado intensificando o combate a criminalidade
No trabalho realizado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Primavera do Leste, o suspeito, Paulo Henrique Pereira da Silva, 32, foi autuado em flagrante pelo crime de receptação qualificada.

O crime aconteceu na última semana, tendo como vítima o motor o condutor de uma carreta que transportava a carga de botijões de gás. Na ocasião, o motorista foi rendido pelos assaltantes ficando dois dias amarrado, em uma região de zona rural denominada “Paredão”, no município de General Carneiro.

 Relembre o caso publicado aqui no Fronteira Alerta:



                                           ( Caminhão também recuperado pela Polícia)
Foto:  Facebook ed. Fronteira Alerta.
 Assim que iniciou as investigações, policiais receberam uma informação de que os botijões roubados poderiam estar nas proximidades da cidade de Primavera do Leste. Com base na denúncia, uma equipe da DERF realizou diligências, conseguindo êxito em localizar os um mil botijões roubados.
“A carga de botijões havia sido descarregada e estava escondida em uma chácara situada a 20 quilômetros do centro de Primavera do Leste”, destacou o delegado de polícia Raphael Diniz Garcia.
Após o flagrante, o proprietário do local foi levado à DERF onde foi interrogado. Em depoimento, Paulo Henrique contou que adquiriu os botijões em parceria com um vereador do município de Primavera do Leste.


Paulo Henrique foi autuado pelo crime de receptação qualificada, e posteriormente conduzido para a Cadeia Pública local, ficando à disposição da Justiça.
Conforme o delegado da DERF, Raphael Diniz Garcia, o vereador mencionado pelo preso foi ouvido e negou o envolvimento no caso. “As investigações continuam para apurar a participação do parlamentar municipal, bem como se chegar aos autores do roubo”, finalizou o delegado de polícia.  




O Fronteira Alerta , conseguiu contato com o Fronteira Alerta, que informou que seu caminhão Volvo, também foi encontrado, no centro da cidade. O mesmo relatou que o veículo foi abandonado, ainda funcionando, estacionado, em frente a câmara Municipal de Primavera do Leste.
O meso se mostrou muito feliz pelo trabalho dos policiais que conseguiram recuperar além do veículo, estimado em alto valor financeiro, também a carga, que já dava como perdida, devido o tipo de produto, que não possui numeração individual, que identifique.


MENORES SÃO APREENDIDOS COM ARMA ARTESANAL CALIBRE 22, NAS QUEBRADAS DE CÁCERES

Apesar da aparência grosseira do armamento, o efeito do disparo é o mesmo de uma arma fabricada por uma grande indústria, e também pode matar.

Foto: R.S.W.A.

Na noite desta quinta feira 17 de Março, a Policia Militar foi informada através do Ciosp ( Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), que dois indivíduos, aparentando serem menores estariam com um objeto aparentemente uma arma de fogo, próximo ao campo de futebol da prefeitura.  De imediato os Policiais do G.A.T. , além de outra guarnição foram até ao local, onde visualizaram uma dupla, que estava na arquibancada. Durante a aproximação dos policiais, foi observado que um dos menores jogou um objeto em direção ao campo de futebol.

Foi realizada a abordagem, e também a busca pelo referido objeto, sendo encontrado a arma artesanal. 
O modelo não teve um tipo determinado ou mesmo identificado e também em patente ou procedência industrial. 
 A arma artesanal, continha uma munição calibre 22 intacta, e apesar de ser rústica, o efeito da munição , quando disparada seria o praticamente o mesmo e uma munição deflagrada de uma arma fabricada por uma indústria bélica, e também poderia levar a morte uma pessoa. 

Os Adolescentes A.S.A.S. de 13 anos, e D.S.V. de 16, foram apreendidos e encaminhados a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Cáceres, onde outras providências foram tomadas.


Droga '10 mil vezes mais potente que morfina' causa apreensão no Canadá


 Fonte : BBC- MUNDO

Poucas décadas atrás, um professor da Universidade de Alberta, no Canadá, estava tentando desenvolver um analgésico que acabasse com todos os tipos de dor, até as mais agudas, em apenas um comprimido.
Foto: Alberta Law Enforcement Response Teams
Image captionOs comprimidos de W-18 têm a mesma forma que os de fentanil

Em 1981 este professor, Ed Knaus, conseguiu seu objetivo: sintetizou um opiáceo que batizou de W-18.
Knaus tinha conseguido criar uma substância analgésica apontada como sendo 10 mil vezes mais potente que a morfina. No entanto, o invento não foi o sucesso que ele esperava.
"Nossa intenção era criar um analgésico milagroso mas, depois dos primeiros testes, o descartamos porque percebemos que ele tinha potencial de se tornar viciante", afirmou Knaus.
Durante anos, a droga, que nunca tinha sido testada em humanos de forma documentada, ficou arquivada, tida como um projeto fracassado e aparentemente sob controle.
No entanto, no fim de janeiro de 2016 a polícia de Calgary, no Canadá, divulgou uma informação alarmante: em 2015 eles fizeram apreensões da droga W-18 nas ruas.
Segundo o porta-voz da polícia de Calgary, sargento Jason Walker, foram poucos comprimidos, mas o suficiente para levar a polícia a pensar que se tratava de uma moda nova - e muito perigosa.
"É preocupante o fato de este comprimido estar nas ruas, porque no ano passado tivemos vários casos de morte por overdose causada por outro opiáceo, o fentanil, que, de alguma forma está relacionado", disse à BBC Mundo o coordenador da equipe antinarcóticos da polícia de Calgary, Martin Schiavetta.
"Enviamos para análise vários comprimidos encontrados depois dessa primeira apreensão e estamos esperando os resultados", acrescentou.

Da China

Getty
Image captionA descoberta dos comprimidos de W-18 foi feita pela polícia de Calgary
Devido a seu efeito poderoso - 10 mil vezes mais forte que o da morfina -, a W-18 nunca foi comercializada ou produzida de maneira legal por indústrias farmacêuticas.
"A maioria dos comprimidos (ilegais) veio da China. E o problema tem a ver com a disponibilidade e acessibilidade. Estamos com um comprimido 10 mil vezes mais poderoso que a morfina, mas os traficantes de drogas nas ruas não sabem o que estão vendendo", disse Schiavetta.
A blitz na qual a polícia apreendeu os comprimidos ocorreu em agosto de 2015. Depois da operação, as autoridades canadenses enviaram amostras para análise no laboratório de criminalística e a maioria era de comprimidos de fentanil, um outro opiáceo que se popularizou no Canadá.
E foi nesta análise que veio a surpresa. Quatro meses depois os policiais receberam a notícia: em meio ao lote apreendido de fentanil, havia três comprimidos da W-18.
"Nunca foi testado em humanos de forma documentada, mas se pode dizer que os efeitos são parecidos com os de outros opiáceos potentes, como sono profundo, euforia, coceira e hiperventilação que pode levar à morte", afirmou Schiavetta à BBC Mundo.
Getty
Image captionNo último ano, apenas na cidade de Alberta, 213 pessoas morreram devido à overdose de opiáceos
No entanto, apesar de seus efeitos devastadores, a W-18 ainda não está na lista de substâncias proibidas pelo governo do Canadá, mas o departamento de saúde do país, o Health Canada, já pediu sua inclusão imediata.
A crise dos opiáceos já havia disparado com o fentanil, que é cem vezes mais poderoso que a morfina e já havia sido considerado a "droga do verão" pela polícia de Calgary, depois da apreensão de 21 mil comprimidos durante os primeiros dez meses de 2015.
Mas, de acordo com informações da imprensa canadense, uma das possíveis causas da aparição da W-18 foi justamente a alta taxa de mortalidade relacionada ao fentanil. Com isso, a demanda pelo fentanil caiu e a busca por outras drogas aumentou.

Mortes por overdose

Polícia de Vancouver
Image captionO fentanil foi uma das principais causas associadas a mortes violentas no Canadá em 2015
O temor do Canadá diante da aparição de uma nova e mais poderosa droga é justificado: o país é o que registra o maior número de receitas médicas para opiáceos em todo o mundo, de acordo com um relatório publicado na província de Ontario, região central do país.
Outros estudos colocam o país no mesmo patamar que os Estados Unidos em número de receitas médicas emitidas per capita, afirmou a acadêmica Tara Gomes, epidemiologista do hospital St. Michael's de Toronto, em uma pesquisa de 2014.
Um relatório estatístico feito entre 2009 e 2014 estabeleceu que pelo menos 655 pessoas morreram no Canadá devido ao consumo do fentanil, sem contar outros opiáceos.
Nos últimos 16 anos, apenas na província de Ontario houve pelo menos 5 mil mortes por overdose com alguma droga receitada.
Os números mais recentes indicam que a tendência quase duplicou em um período de cinco anos.
Para as autoridades canadenses a crise nacional de opiáceos e outras drogas ilegais poderia estar prestes a dar um novo salto, impulsionado pela substância criada pelo professor Knaus há mais de três décadas.

Postagens mais visitadas

Seguir pelo email

Arquivo do blog