Agronegócios

 GEFRON CAPACITA POLICIAIS ROTAM PARA ATUAREM COM TÉCNICAS UTILIZADAS NO COMBATE AO CRIMES NA FRONTEIRA

 Os militares do Curso de Operador Rotam, que atuarão em ocorrências complexas no dia a dia, receberam instruções  patrulhamento rurais e busca veicular e rastreamento, utilizados na fronteira

Foto: GEFRON



 O Grupo Especial de Fronteira (GRFRON), com a sede localizada na cidade de Porto Esperidião, região de Fronteira e distante a cerca de 326 km a oeste da capital Cuiabá,  recebeu  neste último final de semana uma turma do 7º Curso de Operador Rocam, da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.


 26 alunos que estão sendo capacitados para atuarem em operações e ações complexas principalmente na região de Cuiabá e Várzea Grande, vieram a região de Fronteira receber capacitação para atuação do policiamento no dia a dia e também em ações complexas, como em zonas rurais e de mata.
Foto: GEFRON
 Os militares que atuaram na área urbana também são deslocados para ocorrências em todo Estado, onde se deparam muita das vezes com terrenos rurais e florestas, onde suspeitos se escondem após atos criminosos. 



 Durante esses dois dias os instrutores do Grupo Especial de Fronteira repassaram conhecimentos aos alunos Rotam ( Rondas Ostensivas Tático Móvel), que são aplicados dia a dia pelos militares do Gefron na região de fronteira como em ações nas áreas urbanas da cidades da região de fronteira.
Foto: GEFRON
 Dentre as técnicas repassadas, os policiais tiveram instruções de Patrulhamento Rural, técnicas de instrução de rastreamento e técnicas de busca veicular,  

Com a atenção voltada para localização de compartimentos conhecidos como " mocó"utilizado por traficantes para esconderem  entorpecentes, dinheiros, armas e munições, dentre de outros produtos ilícitos.
Foto: GEFRON

 A duração do curso de 30 horas,  foi mais  uma uma série de instruções repassadas a tropas do brasil inteiro e até do exterior, que vem a Base para adquirir conhecimentos para aplicarem no combate à criminalidade.

 A poucos dias o Gefron recebeu as novas instalações de uma Base Operacional localizada na região do Limão, que serve de ponto estratégico para ações  na fronteira, fruto de uma parceria entre produtores rurais e poderes públicos, com verbas doadas e repassadas  para a construção do prédio, aquisição de mobília e armamentos.

Foto: GEFRON
 Ao todo foram investidos cerca de 2 milhões de Reais, com um retorno previsto em forma de muito trabalho e dedicação dos policiais, onde cada kg de droga aprendido pode significar muitas vidas salvas e muitos jovens longe do mundo do crime, com valor incalculável.

  A Base  Operacional do Limão também abriga uma guarnição fixa, que realiza abordagens e vistoria em veículos que transitam na faixa de Fronteira, coibindo o tráfico de drogas, armas, contrabando e evasão de divisas, dentre as várias modalidades de crimes de características fronteiriços.
Foto: GEFRON

Há 17 anos o Gefron atua  em Mato Grosso tendo sido criado em 2002 com uma série de atividades relacionadas diretamente ao combate ao tráfico de drogas,  como também os crimes fronteiriços.


O Gefron ainda participa diretamente de ações Integradas com outras Forças de Seguranças Estaduais e Federais, não se restringindo apenas a Mato Grosso, onde muita das Investigações oriundas da região de Fronteira tem seu prosseguimento com prisões e apreensões realizadas em todo o Brasil.



O Grupamento Especial de Fronteira também desenvolve trabalhos sociais com jovens na região de fronteira com o também em Vila Aparecida,  transmitindo a essas crianças os valores  Éticos e Morais que devemos preservar.

Foto: GEFRON
  Em Vila Aparecida, Distrito de Cáceres, 60 alunos inscritos participam da Escolinha de Futebol do Grêmio do Gefron, que também leva o esporte para estas crianças.

 Por: Raul Valentim

Postar um comentário:

0 comments:

Postagens mais visitadas

Seguir pelo email

Arquivo do blog