Agronegócios


 POLICIAIS FEMININAS RECEBEM HOMENAGEM E RELEMBRAM INGRESSO NA INSTITUIÇÃO
Foto: - Foto por: Christhiano Antonucci/ Secom- MT e Soldado Elias/ PMMT


Por: Laura Gonçalves e Greyce Lima | Secom - MT


A Polícia Militar homenageou, nesta terça-feira (29.10) no Palácio Paiaguás, as mais de 600 policiais femininas que integram a instituição. O comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, entregou rosas vermelhas como forma de reconhecimento ao trabalho, que passou a ser exercido na PM há 36 anos.

Antônia Macaúba, uma das primeiras mulheres a entrar na corporação, foi lembrada pelo comandante-geral e deu nome ao prêmio entregue a 10 policiais militares.“Sargento Macaúba foi uma policial militar exemplar, pioneira. Hoje ela empresta seu nome à premiação que reconhece o trabalho de todos vocês. Infelizmente, Macaúba nos deixou depois de ser acometida por um câncer, mas sempre será lembrada por todos nós. É uma grande satisfação estar como comandante-geral e homenagear nossas amigas de farda” pontuo Assis.
- Foto por: Christhiano Antonucci/ Secom- MT e Soldado Elias/ PMMT
Dez policiais femininas receberam o “Prêmio 2º Sargento Antônia Macaúba da Costa” e 72 militares foram agraciadas com o elogio formal pelos serviços relevantes prestados à instituição.

Orgulhosa pela sua trajetória profissional de 21 anos na Polícia Militar, a tenente Maria Moreira ficou honrada de estar entre as dez policiais agraciadas com o ‘Prêmio Macaúba’. A policial destacou os avanço das policiais femininas na instituição. “Ganhar essa homenagem é uma honra. Antes a sociedade nos olhava com receio, não acreditava que a mulher policial militar seria capaz de exercer a profissão. Hoje temos o respeito da tropa e da sociedade, isso nos orgulha muito”, afirmou.

A sargento Eva da Silva Santos e Jesus fez parte do 1º Pelotão Feminino da PMMT, em 1984. Ela lembra dos desafios da época, como determinar as funções que as policiais exerceriam. “Quando entrei na PM, a gente atuava na rodoviária e no aeroporto. Hoje isso mudou, vemos as mulheres comandando equipes de guarnições em viaturas, comandos regionais e unidades no estado. É uma conquista que nos orgulha muito, o começo não tínhamos nem coturno, precisamos nos adaptar e calçar o que tínhamos”, relembrou.

As mulheres foram inclusas na carreira militar com o decreto nº 273 de 20 de outubro de 1983. A Lei 9.432/2010 estabeleceu a data como o Dia da Mulher Policial Militar.
- Foto por: Christhiano Antonucci/ Secom- MT e Soldado Elias/ PMMT

Postar um comentário:

0 comments:

Postagens mais visitadas

Seguir pelo email

Arquivo do blog