2019-12-08

Agronegócios

AÇÃO CONJUNTA PF, PM E GEFRON APREENDE 8 KG DE DROGAS EM PNEU DE CARRO


 A abordagem realizada pela PF ocorreu em em Itaúba-PA, após troca de informações entre as polícias, que conseguiram a informação que o carro estaria indo para Itaúba-PA
Foto: Gefron


 Uma Operação realizada conjunta realizada pelo Gefron, Polícia Militar de Comodoro e Polícia Federal resultou na prisão do suspeito W.L.B.A. de 50 anos e na apreensão de 8 Kg de pasta base de cocaína.

Após recebimento de denúncias as equipes realizaram diligências e repassaram a informação que um veículo Honda Civic estaria indo para Itaituba- PA, levando droga, as equipes repassaram informações aos Policiais federais de Itaúba no estado do Pará, para realizarem abordagem.

Os policiais Federais conseguiram localizar o veículo  que foi abordado e durante a vistoria foram encontrados 8 invólucros de pasta base que estavam dentro de bexigões de festa , acondicionados dentro de um pneu.

 O suspeito recebeu voz de prisão sendo conduzido com a droga para a Polícia Federal de Itaúba, onde foi lavrado o flagrante.
INTEGRANTE DO "NOVO CANGAÇO" MORRE EM CONFRONTO COM O BOPE, EM FAZENDA DE ROSÁRIO OESTE

O suspeito considerado de alta periculosidade já havia enfrentado policiais, e novamente tentou contra os militares e acabou alvejado e indo a óbito.


Foto: Reprodução/ WEB/MTEMNOTICIAS/


 Fonte:  Baseado nas informações da Ass. Com PMMT 

A ação foi desencadeada em cumprimento ao mandado de prisão para o Sr. Jelso Bazzo Júnior de n° 0020514-45.2012.8.11.0042.01.002-27, e por constar que este é um criminoso de alta periculosidade, considerando as informações constante dos B.Os 2019.267780 e 2019.322562, onde o suspeito já tinha tentado contra a vida dos policiais no serviço diário.


 A guarnição do BOPE deslocou  logo ao amanhecer do dia para  uma fazenda na zona rural  do município de Rosário Oeste, para averiguar a informação de que o suspeito Vulgo "Sabugão" se encontraria nessa localidade e cumprir a referida Ordem Judicial. 

Entrando na fazenda  o suspeito foi identificado próximo de uma residência e ao verbalizar, a equipe policial foi surpreendida com diversos disparos contra a guarnição que revidou aos disparos, na tentativa em sanar a injusta agressão do suspeito contra a vida dos policiais.

Após o suspeito parar de atirar contra os policiais, veio cair ao solo, sendo constatado pelos policiais que o mesmo havia sido ferido   e necessitava de cuidados médicos.


Rapidamente a equipe realizou todos os procedimentos possíveis deslocando para o hospital Amparo. Vale ressaltar que próximo do suspeito foi localizado em sua posse uma pistola Taurus PT 57 S AMF 7.65 com três munições intactas, e uma
Motocicleta XRE-300 de placa QBK 4983 de cor branca.


Foto: Reprodução https://mtenoticia.com.br/

 Ainda segundo informações da Ass. Com. da PM, por volta das 06:20hs, o doutor José Carlos da Silva, relatou para guarnição que o suspeito identificado como Joelso Bazzo Júnior,  de 38 anos, não resistiu aos ferimentos, e  foi a óbito.



TRIO COM CARRETA ROUBADA MORRE DURANTE TROCA DE TIROS COM O GEFRON  NA FRONTEIRA, NESTA SEXTA 13

 Durante a abordagem os suspeitos desceram atirando contra os policiais acertando a viatura, e também foram alvejados, socorridos mas não resistiram e foram a óbito ainda no trajeto.
Foto: Gefron


 Dizem que sexta-feira 13 é um dia de extremo azar para alguns supersticiosos  e digamos que de certa forma foi um tremendo azar de dois homens que optaram em atirar contra a guarnição do Gefron, ao serem interceptados levando uma carreta roubada para Bolívia.


  Segundo a assessoria de Comunicações do Gefron, o fato ocorreu por volta das 14 horas desta sexta-feira 13, em uma Estrada Vicinal da Fronteira, na zona rural de Porto Esperidião,  no Oeste de Mato Grosso, fronteira com a Bolívia.


Uma Patrulha volante do Grupo Especial de Fronteira ( GEFRON), realizava policiamento  por uma Estrada Vicinal, que dá acesso a fronteira e o país vizinho, quando se deparou com uma carreta Volvo de cor prata, que seguia em alta velocidade sentido a Bolívia.


 Diante da situação e da suspeita de que um veículo roubado ou Furtado estaria sendo levado por criminosos, houve a abordagem a referida carreta para averiguação.


 Para surpresa dos policiais, que também já estão preparados para agirem em situações de agressões,  dois suspeitos desceram do veículo de armas em punho e atirando contra a equipe e seguiram  em direção a mata, realizando vários disparos, tentando contra a vida dos militares, sendo constatada duas perfurações na VTR, uma no para-brisa e outra porta do lado direito.
Foto: Gefron

 Como pronta-resposta os policiais também revidaram, para cessar a injusta agressão,  até que os disparos por parte dos suspeitos pararam.


 Durante as diligências na região onde os criminosos entraram os policiais se depararam com os mesmos, que estavam feridos dentro da região de mato e prontamente prestaram socorro aos mesmos na própria viatura e acionaram a Base do Gefron, solicitando que ambulâncias fossem o encontro para socorrerem os suspeitos.

 Com eles foram encontradas duas armas de calibres 9mm e.380,
 Durante o trajeto a viatura se deparou com  uma equipe de saúde inclusive o médico que estavam em duas ambulâncias do município que prestaram os primeiros socorros aos suspeitos porém durante ao atendimento constatou-se que os mesmos já haviam ido a óbito.


  
  A assessoria do Gefron informou que os suspeitos foram identificados como:

 M.N.X.C de 34 anos, que  possui passagens as seguintes Criminais: 
Tráfico de drogas, Receptação, Lesão Corporal, Ameaça, Trafico, Roubo.

 R.C.S.L  de 44 anos.
Passagens Criminais:
Estelionato, Adulteração de Veiculo, Estupro consumado, Lesão corporal, Resistência, Sequestro e Cárcere privado.

S.C.P de 28 anos.
Passagens Criminais: 
Duas passagens por Receptação e Mandado de prisão em aberto.


Foto: Gefron
 A carreta Volvo FH 440 6x2t, Placa MLX-7440, com  o Semi Reboque, Placa: MHP-7937, cor prata estava carregada de madeira, com aproximadamente 27.773 metros cúbico, pesando aproximadamente 32.8 toneladas e avaliado em R$22.000,00;





 A carreta havia sido roubada no último dia 12 em V. Grande, sendo que o motorista ficou desaparecido, tendo inclusive anunciado em Redes sociais por amigos e familiares que perderam o contato com a vítima de 38 anos.

 Felizmente o mesmo apareceu com vida, em Cuiabá e relatou a polícia que teria ficado amarrado,  sob cuidado de bandidos em quanto os comparsas levaram a carreta para a fronteira.
Foto: Facebook- Reprodução ( Grupo Fronteira Alerta  )


A polícia avalia que foi dado ao crime em torno de 234.000.00.
COMANDANTE GERAL DA PMMT VISITA A SEDE  DO 6° COMANDO REGIONAL

Foto: Ass Com CR-6
 Fonte:  Ass Com CR-6-PMMT

Na tarde desta Quinta-feira, 12/12, o Sr. Jonildo José de Assis - Cel PM, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, visitou as dependências do 6° Comando Regional - Cáceres, acompanhado do Sr.  José Nildo Silva de Oliveira - Cel PM, Comandante do 6° Comandando Regional. 
Foto: Ass Com CR-6
  
O Comandante Geral abordou diversos assuntos pertinentes as conquistas que a PMMT vem conquistando ao longo dos últimos anos, bem como outras perspectivas que estão por vir. E frisou que é relevante manter o foco nesses objetivos Institucionais.

Além disso, parabenizou a forma como tem sido combatido a criminalidade na circunscrição deste  Comando Regional, e ressaltou que é importante manter a Ordem e segurança do cidadão.
Foto: Ass Com CR-6

E, por fim, agradeceu a presença dos oficiais, e colocou-se a disposição para que, juntos, continuem melhorando esta egrégia Instituição Militar.

Polícia Militar do Estado de Mato Grosso: Servindo e Protegendo!!!

FORÇA TÁTICA APREENDE QUASE MEIA TONELADA DE PESCADO IRREGULAR E PRENDE DOIS SUSPEITOS EM CÁCERES

 A equipe FT do CR-6 no deslocamento para averiguação de carro abandonado na Estrada da Piraputanga,  se deparou com o veículo sendo guinchado e uma Picape, transportando o pescado.


Foto: Ass Com 6º CR- Cáceres/PMMT
Policiais Militares da Força Tática do 6º Comando Regional de Cáceres, realizaram a prisão de dois indivíduos e aprenderam  mais de 400 kg de peixes, possivelmente oriundos de pesca predatória, em época de Piracema

 O fato se deu quando os Policiais Militares da Força Tática Pantanal realizavam patrulhamento pela rodovia MT 343 e souberam através de populares de que nas proximidades da Vila Aparecida havia um veículo Ecosport de cor preta, aparentemente abandonado  as margens da rodovia.

  Ass Com 6º CR- Cáceres/PMMT
                                     
Durante o deslocamento para o local indicado, para ser realizada a averiguação,  nas proximidades da localidade conhecida como "Taquaral", os policiais se depararam com uma picape Saveiro de cor vermelha,  e um caminhão guincho, transportando o veículo Ecosport, que seguiam sentido contrário.


 Os veículos foram abordados, sendo realizado buscas pessoais nos condutores e passageiros e nada de ilícito foi encontrado.

  Também foi realizada a vistoria no veículo Ecosport, que havia sido informado anteriormente,   onde também nada de irregular foi encontrado em seu interior, estando inclusive com os documentos em dia.
Foto: Ass Com 6º CR- Cáceres/PMMT
 Já na busca veicular realizada no veículo Saveiro. na carroceria foi encontrado uma grande quantidade de pescado sem procedência, onde dois homens identificados como H. R. S. R. de 50 anos( com 4 passagens pelo ART.34 DA LEI 9605/98)  e A. E.  de 40 anos ( com 3 passagens pelo ART.34 DA LEI 9605/98)  relataram ser proprietário dos peixes.


Foto: Ass Com 6º CR- Cáceres/PMMT

 Um total de 409 kg de peixes das espécies cachara, pacú e pintado foram apreendidos.

Foto: Ass Com 6º CR- Cáceres/PMMT
 Também foi apreendido uma balança de marca Marine Esports,   duas carteiras com os documentos pessoais dos infratores, um iPhone de cor preta, um celular Lenox de cor preto, uma corrente com um pingente e um anel Dourado, a quantia de R$ 2.615,00, e o veículo Saveiro de cor vermelha, com placa de Cáceres Mato Grosso.





Foto: Ass Com 6º CR- Cáceres/PMMT

 Diante do flagrante  transporte de pescado possivelmente proveniente de pesca predatória em pleno período de Piracema, foi acionado a equipe da Polícia Ambiental, dando apoio na condução da ocorrência contra o meio ambiente.


 Os suspeitos, o veículo, pescado e demais materiais foram encaminhados   para Delegacia de Polícia Civil, onde outras providências foram tomadas.


Piracema

Foto: Secom-MT

Conforme informado pelo Governo de Mato Grosso, o período de defeso da piracema no Estado de Mato Grosso será entre os dias 1 de outubro de 2019 e 31 de janeiro de 2020. A Resolução do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) foi publicada  dia 04 de agosto de 2019, no Diário Oficial, e abrange os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins

 PRF RECUPERA CARRETA ROUBADA DE CAMINHONEIRO, APÓS DAR CARONA PARA MULHER E SER ROUBADO POR DOIS HOMENS.


 A mulher  que estava de carona pediu para descer na Serra de São Vicente, quando a carreta parou dois suspeitos apareceram na porta do veículo anunciando o roubo.

Foto: PRF

 A Polícia Rodoviária Federal recuperou uma carreta carregada de Açúcar nesta quarta-feira dia 12 roubada de um caminhoneiro  que ficou no mato durante toda a noite nas mãos de bandidos.


 Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal localizou uma carreta   rastreada enquanto outra equipe  atendia a solicitação do caminhoneiro,  que relatou o roubo sofrido na noite desta terça-feira dia 11.

 Segundo relato do motorista de 38 anos,  o mesmo deu carona a uma mulher até a região da Serra de São Vicente, quando a mesma pediu para descer,
Ilustração (Reprodução WEB)
Quando a vítima parou a carreta foi surpreendido por dois indivíduos, um deles armados que apareceu na porta da carreta, anunciando o roubo.

A dupla mandou a mulher descer do caminhão, roubando-lhe um aparelho celular e seguiu com caminhoneiro para uma área de mata, logo após a Serra, onde permaneceu até amanhecer o dia, quando finalmente o mesmo foi liberado pelos criminosos.




 Simultaneamente a Polícia Rodoviária Federal recebeu a informação do proprietário da carreta, que o mesmo havia perdido o contato com motorista e que o rastreador indica que o veículo estaria localizado próximo ao Trevo do Lagarto, onde fica um posto Operacional da PRF.



Durante a vistoria no veículo os policiais constataram que a carreta já estava com placas trocadas pelos criminosos,  para dificultar a identificação por parte da polícia  e possivelmente seguiria para outra localidade.

  Não temos informações se a mulher foi localizada pela polícia, mas causou certa estranheza pelo fato da mesma presenciar o Roubo, tendo inclusive seu celular roubado e não ter acionado a polícia, até mesmo para ajudar um homem que havia acabado de lhe ajudar dando carona e certamente precisaria de ajuda das autoridades. 

Ilustração (Reprodução WEB)

 O Fato segue sendo investigado pela Polícia Civil, sendo que as autoridades também não descartam a possibilidade da mesma ser uma isca envolvida com a quadrilha,  que já estava com o local marcado para descer onde  seria o mesmo planejado para ação dos comparsas, roubarem um trabalhador atraído para o local.
 POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA DE CIDADÃO, FURTADA EM FRENTE A UMA OBRA ONDE O MESMO TRABALHAVA, EM M. D´OESTE

Os policiais realizavam policiamento na saída para o frigorífico, quando avistaram uma motocicleta estacionada próximo à uma passarela de pedestres, constatando que foi furtada 4 dias antes.


Foto: Ass Com 17º BPM-CR


 A equipe da Polícia Militar realizava Patrulhamento pela área urbana da cidade quando logrou êxito em localizar e recuperar uma motocicleta Honda CG Fan 125 de cor vermelha,  que estava abandonada próximo à Rua Professor Adélio no bairro Jardim  Kairós.

 O fato ocorreu por volta de 11 horas da manhã desta terça-feira dia 11, quando a RP da 1ª Cia de Mirassol do Oeste localizou o veículo, aparentemente abandonado com capacete,  próximo a uma passarela de pedestres.


 Durante a checagem foi constatado que a motocicleta havia sido furtada no último dia 7, conforme registrado boletim de ocorrência no sistema de segurança. 

 O furto ocorreu  na Rua Juscelino Kubitschek, no bairro Jardim das Flores,  de um cidadão que deixou o veículo estacionado em frente à obra onde trabalhava, e  ao sair, no horário do almoço, percebeu que o veículo havia sido Furtado.
Foto: Ass Com 17º BPM-CR

A Polícia Militar confeccionou  o Boletim de Ocorrência, encaminhando a motocicleta para Delegacia da Polícia Civil, onde outras providências foram tomadas, dentre elas a devida a restituição ao seu legítimo proprietário.

PRF PRENDE QUADRILHA APÓS PERSEGUIÇÃO POR 36 KMS, CHEGANDO A 200 KM POR HORA, EM MATO GROSSO.

 Os criminosos deixaram uma família amarrada em B. do Garças, furaram um bloqueio  da PM em General Carneiro, foram perseguidos pela PRF em P. do Leste, até baterem o veículo,  três suspeitos e duas armas foram apreendidas

Foto: PRF


  A Polícia Rodoviária Federal, através da equipe da Unidade de Primavera do Leste, localizado na BR 070 conseguiu interceptar uma caminhonete roubada e prendeu três criminosos que fizeram uma família refém, onde as vítimas foram deixadas amarradas em Barra do Garças.


 O fato se deu na noite desta terça-feira dia 11. após a Polícia Rodoviária Federal ter recebido informações da Polícia Militar de Barra do Garças a respeito de um roubo praticada por uma quadrilha, que invadiu uma residência mantendo uma família  amarrada e roubaram a caminhonete Triton de cor branca.


 Ainda segundo informações repassadas pela Polícia Militar, os criminosos já haviam seguido pela BR 070 sentido Barra do Garças para Primavera do Leste, e já haviam inclusive furado o bloqueio policial no município de General Carneiro e continuavam em fuga em alta velocidade.


 A equipe da PRF de Primavera do Leste montou um bloqueio e assim que o veículo foi avistado foi dado ordem de parada,  onde o motorista não acatou e empreendeu fuga pela rodovia.


 Os policiais iniciaram acompanhamento tático e puderam observar que o criminoso  que dirigia manteve a velocidade entre 170 km por hora chegando até 200 KM/h, colocando em risco a vida de várias famílias pela rodovia, obrigando vários veículos a saírem da pista para evitar em colisões.
O acompanhamento se deu por cerca de 36 Km, até que ao entrarem no perímetro urbano de Primavera do Leste o suspeito pegou a via lateral a rodovia e acabou chocando-se em um coqueiro no canteiro  lateral.


 Imediatamente os policiais que estavam no encalço doa bandidos realizaram a abordagem, dando voz de prisão aos três suspeitos, ainda no interior da caminhonete.

 Os suspeitos foram identificados como, o motorista R.C.L, de 23 anos  que tinha como passageiros outros dois suspeitos: G.G.A.B, de 19 anos e L.G.C., 23,outros dois suspeitos.

 Durante a vistoria na caminhonete ainda foram encontrados dois revólveres, sendo um calibre 32 com seis munições e outro calibre 38 com cinco munições.
 Ainda segundo informações da Polícia Rodoviária Federal a família foi deixada amarrada dentro da residência pela quadrilha, mas conseguiu se livrar,informando a Polícia Militar que iniciou as tentativas de prender os criminosos e também repassou as informações.

Os suspeitos foram conduzidos juntamente com o veículo e as armas apreendidas para Delegacia de Polícia Civil, onde outras providências foram tomadas.


 COMANDANTE DO CR-6-PMMT INTEGRA COMITIVA QUE FOI A BRASÍLIA ENTREGAR REIVINDICAÇÕES DE MELHORIAS DE SEGURANÇA NA FRONTEIRA

  A comitiva entregou ao Ministro Sérgio Moro várias reivindicações, para melhoria de segurança pública nos 23 municípios da região Oeste de Mato Grosso, faixa de fronteira com a Bolívia.


Foto: Ass Com CR-6- Reprodução Facebook- 


 Na tarde desta terça-feira dia 11 de dezembro, um importante passo em prol da Segurança pública na região de Fronteira Oeste de Mato Grosso foi dado.

Uma comitiva integrada por políticos (Estaduais e Federais) e prefeitos de várias cidades da região de Fronteira, se deslocaram com o objetivo de buscar melhorias para as cidades fronteiriças de Mato Grosso.
Foto: Ass Com CR-6- Reprodução Facebook- 
 O Coronel Josenildo Silva de Oliveira, comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar (CR-6), com sede em Cáceres, esteve representando a Polícia Militar, incluindo Gefron, que atua na região de fronteira com  a Bolívia.

 A comitiva entregou nas mãos do Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro algumas reivindicações para a melhoria das segurança nas cidades que fazem  fronteira com a Bolívia.

 Segundo a postagem no Facebook, feita na página pessoal do Deputado Estadual Valmir Moretto, 

"Hoje, o dia fica marcado porque entregamos nas mãos do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, algumas reivindicações para melhoria na segurança das cidades que fazem divisa entre Mato Grosso e Bolívia.

" Falamos com o ministro sobre a importância da reativação do posto da PRF em Comodoro, da liberação de verba federal para instalação das câmeras OCRs nas 23 cidades da região Oeste, da compra de novas viaturas para o Gefron e da permanência da 2ª Vara Federal de Cáceres.

 Ao receber as reivindicações o ministro ouviu atenciosamente e disse que faixa de Fronteira é  prioridade do Governo Federal.


 Na postagem do Deputado  Valmir Moretto, consta ainda agradecimentos a  ao Senador Wellington Fagundes, ao presidente do Partido Republicano e a vários Prefeitos da região Oeste.

 Também foi destacando o agradecimento ao Coronel José Nildo, que representou  a Polícia Militar na região de Fronteira.

"Também quero agradecer ao Coronel José Nildo, que representou o Gefron, o CR-6-Cáceres e a Polícia Militar.


Foto: Ass Com CR-6- Reprodução Facebook- 
 O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Jose Nildo tem participado de várias reuniões,  seminários e eventos  que discutem a Segurança Pública na  Região de Fronteira,  onde a Polícia Militar atua,  buscando sempre por melhorias e condições para proporcionar ao cidadão.

 A Polícia Militar  coloca a disposição do cidadão, por 24 horas, o telefone 190 ou ainda através do 0800 65 3939

 Denuncie, sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo.

PM PRENDE HOMEM QUE AMEAÇOU ESPOSA E CUNHADA COM UMA ESPINGARDA, EM SÍTIO EM CURVELÂNDIA, UMA ESPINGARDA FOI APREENDIDA

 Segundo as vítimas o suspeito chegou  embriagado no sítio onde mora, pegou a arma e tentou municiar-la, ameaçando as mesmas, que correram para sítios de vizinhos, em busca de socorro.
Foto: Ass Com 17º BPM


 A intervenção da Polícia Militar na área rural de Curvelândia levou para a prisão um homem de 40 anos e aprendeu uma espingarda cartucheira, com a qual teria ameaçado a própria esposa e a cunhada, fazendo as vítimas, inclusive crianças, terem que sair as correndo e buscarem socorro em propriedades vizinhas


 A equipe da Polícia Militar  de Curvelândia foi informada via 190,por volta de 22:50  da noite desta segunda, 10 de dezembro, que um homem havia ameaçado de morte a esposa e a cunhada, em um sítio no Assentamento dos Pratas, Zona Rural do município.


  Uma Guarnição de Rádio patrulha se deslocou para a localidade Rural, onde próximo ao local do fato encontrou a cunhada do suspeito, que relatou que o homem chegou embriagado no sítio e assim que entrou na residência passou a discutir com a sua esposa.

 Policiais foram até o local, onde estava a esposa do suspeito, que também relatou as ameaças, informando ainda que seu marido estava muito alterado e teria pego a espingarda tentando colocar munições,  sendo nesse momento impedido por ela que conseguiu segurar a arma, evitando que o mesmo colocasse as munições. 


 Após a intervenção da esposa, a mesma juntamente com os três filhos do casal, seu irmão e a cunhada saíram correndo da residência, temendo por um mal maior.


 Vendo que as vítimas haviam saído correndo o suspeito ainda foi até o quintal da propriedade, fazendo ameaças contra a sua cunhada, "dizendo que ia meter bala nela" e ainda pegou uma pedra para jogar no veículo, que é a mesma tentava fugir com seu filho.

Diante a ação do agressor a vítima com o filho abandonou o veículo e correu para uma propriedade rural, para pedir por socorro.


 Com  a fuga das mulheres e das crianças para outras propriedades o suspeito permaneceu sozinho no local, para onde os policiais se deslocaram em diligências.


 Ao chegarem a referida propriedade os policiais se depararam com suspeito  S.L.N.,  40  escondido atrás de uma árvore,  dando-lhe voz de prisão.

.



 Durante as buscas pelo local os policiais localizaram uma espingarda cartucheira, que estava escondida atrás do sofá,onde ainda estavam três potes com chumbo de tamanhos variados.


 O mesmo foi conduzido juntamente com a arma e o material apreendido para o Quartel da polícia Militar de Curvelândia, que posteriormente para a Delegacia da Polícia Civil de Mirassol d'Oeste, onde outras providências foram tomadas.



O seminário promovido pelo Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e Cidadania/NIEVCI/ICHS
está sendo realizado nestes dias 10 e 11 de dezembro, com a participação de autoridades no setor de segurança




Foto: Ass. Com. 6º CR-PMMT


O convite foi feito pelo professor Doutor Francisco Xavier Freire Rodrigues, Coordenador do Seminário Violência e Segurança Pública na Fronteira Oeste de Mato Grosso-Brasil.

O evento está sendo promovido pelo Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e Cidadania/NIEVCI/ICHS
Foto: Ass. Com. 6º CR-PMMT
Na noite desta segunda-feira dia 10 foi realizada uma mesa redonda-1, tendo como convidados e palestrantes o Coronel PM José Nilton Silva Oliveira, comandante do 6º CR da Polícia Militar em Cáceres e ainda a Professora Doutora Tereza Cristina Cardoso de Souza Higa ( IGHD/UFMT)


O Comandante CR-6, foi convidado como palestrante da noite desta segunda dia  10, tendo abordado os temas Segurança Pública na Fronteira e Integração Regional.
Foto: Ass. Com. 6º CR-PMMT

O Coronel José Nildo, atualmente comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, coordena o policiamento  em 12 municípios da região de Fronteira, tendo sob seu comando aproximadamente 350 Policiais Militares, levando segurança a uma população em torno de 400 mil pessoas.


Foto: Ass. Com. 6º CR-PMMT
 O Comandante da Polícia Militar na Região, possui vasta experiência, por já ter atuado na região de Fronteira, primeiramente como Tenente, onde trabalhava desde Cáceres até a divisa com Rondônia e a fronteira com a Bolívia, com aproximadamente 1000 quilômetros de faixa fronteiriça.

 O Cel José Nildo também já foi comandante do Batalhão de Operações Especiais, ( BOPE), a tropa de Elite de Mato Grosso e até pouco tempo era o Coordenador e Comandante do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), que atua em toda região oeste, tendo contato  direto com a problemática de segurança na fronteira, assuntos discutidos inclusive com autoridades de nações estrangeiras.
Foto: GEFRON (Reprodução Facebook)

  
Com tamanha bagagem e reconhecimento no setor de segurança, principalmente na região Oeste de Mato Grosso, o Coronel José Nildo explanou aos presentes algumas situações peculiares vividas na região, colocando importantes pontos a serem observados durante as buscas por soluções.


   Segundo dia de Seminário

 Outros assuntos serão abordados  neste 2º  dia de Seminário, com palestras previstas para o dia todo, onde podemos destacar; 


Dia 11 de dezembro entre 8 às 12 horas,  no auditório (ICHS), está sendo realizado um minicurso criminologia e direitos humanos, tendo como responsáveis professores Guilherme Rosa de Almeida (da ouvidoria de polícia), A Professora Doutora Imar Domingos Queiroz (PGPPS/ UFMT/NIEVCI) e o Professor Doutor Giovanni Santini (FD UFMT)
Foto: Ass. Com. 6º CR-PMMT
 Entre às 14 horas e às 17 horas no mesmo auditório o tema será Violência Gênero e Emoções tendo como coordenadores A Professora Doutora Silvana Maria Bitencourt e ainda o professor Dr Clark Mangabeira Macedo .


 Também entre às 14 horas e às 17 horas acontecerá a explanação do tema Violência e Conflitualidades, tendo como coordenadores Professor Doutor Francisco Xavier Freire Rodrigues PGPPS/ UFMT/NIEVCI) e ainda o Professor Doutor Edson Benedito Rondon Filho (PGPPS/ UFMT/NIEVCI), 
 Que ocorrerá na sala de aula ICHS



 Ainda na na sala de aula ICHS, 14 horas e às 17 horas. acontecerá 
 com os temas; Fronteiras, Tensões, Conflitos e Integrações, tendo como coordenador o Professor Doutor Naldson Ramos da Costa e o Dr  Domingos Sávio da Cunha Garcia ( UNEMAT)
Foto: Ass. Com. 6º CR-PMMT

 Para fechar com chave de Ouro  o evento, ocorrerá uma Mesa Redonta 2, às 19:30 desta terça-feira dia 11, no auditório do ICHS, tendo como convidados o Coronel PM José Nilton Silva Oliveira comandante do 6º CR da polícia militar em Cáceres e o Dr  Domingos Sávio da Cunha Garcia ( UNEMAT).

Auditótio do ICHS entre 19:30 às 22 horas.


 FORÇA TÁTICA RECEBE CAPACITAÇÃO COM NOVAS TÉCNICAS PARA ATUAR NA REGIÃO DE FRONTEIRA


22 dos policiais da Força tática de Cáceres concluíram o Estágio de Adaptação a Fronteira,  adquirindo mais conhecimentos e novas técnicas para o enfrentamento da criminalidade na região.

Foto: AssCom 6º CR-PM/ Cáceres


 O 5ºo Estágio de Adaptação a Fronteira (ENAFRON) foi realizado entre os dias 2 e 7 de dezembro, na Base do Grupo Especial de Fronteira (Gefron),  em Porto Esperidião,   capacitando 24 policiais de Força Tática, sendo 22 de Cáceres e 2 de Sorriso, Norte de Mato Grosso.
Foto: Ass Com 6º CR-PM/ Cáceres


Foto: Ass Com 6º CR-PM/ Cáceres
 O Curso tem o principal objetivo transmitir conhecimentos de policiamento de Fronteira, realizado pelo (Gefron),  aumentando  com isto o poder de resposta dos Agentes de Segurança,  capacitando-os com novas técnicas e conhecimentos a serem empregados diante de situação de enfrentamento a criminosos.
Foto: Ass Com 6º CR-PM/ Cáceres


Foto: Ass Com 6º CR-PM/ Cáceres
  O estágio realizado através da SESP-MT, foi ministrado tanto na Base do Gefron, tendo aulas teóricas e de Campo, realizados na região de Fronteira, onde  dentre os conhecimentos repassados  estão táticas de ação imediata, instrução de tática individual, técnicas de entrevista, busca e identificação veicular, fraude documental dentre outras.
Foto: Ass Com 6º CR-PM/ Cáceres

 A Força Tática Pantanal do CR-6- com Sede em Cáceres, atua em 12 municípios, somente dentro da área do 6º Comando Regional, realizando ainda outras ações em conjunto com equipes em outras áreas de Mato Grosso.
Foto: Ass Com 6º CR-PM/ Cáceres
    As equipes vivenciam no seu dia a dia várias ações em terrenos inóspitos, com características similares aos locais onde foram realizadas as instruções, que abrange também a área de Fronteira onde o Gefron atua diretamente.

Foto: Ass Com 6º CR-PM/ Cáceres

 O Grupo Especial de Fronteira  responsável por ministrar o curso  é reconhecido internacionalmente como o modelo de polícia no enfrentamento a criminalidade. que age nos crimes  fronteiriços dentre eles roubo. cárcere privado. contrabando. tráfico. sonegação fiscal,  descaminho. evasão de divisas  e veículos adulterados.


Foto: AssCom 6º CR-PM/ Cáceres




Foto: Ass Com 6º CR-PM/ Cáceres
O EAFRON tem como objetivo transmitir técnicas e táticas de patrulhamento de fronteira que serão adaptadas as atividades realizadas pelas Forças Táticas dos Comando Regionais da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, além de fortalecer a integração entre as unidades e auxiliar com os conhecimentos específicos dessas unidades.
Foto: Ass Com 6º CR-PM/ Cáceres
 Com esses novos conhecimentos as equipes de Força Tática  certamente poderão prestar o melhor serviço à comunidade, dando uma resposta à aqueles que pretendem se criarem no mundo do crime.
Foto: Ass Com 6º CR-PM/ Cáceres

 GRUPAMENTO DE MOTOS DA PM DE CÁCERES PRENDE  ASSALTANTES E RECUPERA IPHONE, LOGO APÓS  SER ROUBADO DE UMA MULHER


 Um dos suspeitos possui 6 passagens por roubo,  o outro possui três passagens por roubo e duas passagens por furto,  sendo figurinhas carimbadas, no álbum da polícia.
Foto: Ass Com ¨º CR-PM Cáceres





 A ação da Polícia Militar aconteceu logo após o roubo, que foi comunicada do Via Ciosp,  tendo ocorrido por volta das 18:30 nesta segunda-feira, 09,  na Rua Cururu, no centro da cidade,  próximo a APAE, em Cáceres.



 Ao tomarem conhecimento do assalto ocorrido atendo como vítima uma mulher,  o Grupamento de Motociclismo  do 6º BPM de 6º CR iniciou diligências, sendo informado ainda que a dupla estaria em  duas bicicletas, que seguiram sentido Avenida das Camélias, no bairro Jardim Padre Paulo.


 Ainda segundo o relato repassado pelo comunicante,  um dos criminosos estaria armado e teriam subtraindo um celular pertencente a vítima.



A  Equipe de  da Polícia Militar que realiza policiamento utilizando-se motocicletas deslocou-se e rapidamente para bairro Jardim Padre Paulo, onde iniciou as diligências em busca dos indivíduos, onde foram avistados os dois suspeitos com as mesmas características repassadas, que estavam próximo ao supermercado Barros.

 Os mesmos foram identificados como  R. S. P. A. 24 anos e
- R. R. L. O., 26 anos,  que foram submetidos a buscas pessoais sendo encontrado,  um aparelho celular I-PHONE 6 S Cor cinza espacial modelo A-1688, subtraído da vítima que estava, em poder do suspeito R. R. L. O.

  Durante a checagem foi constatado ainda que o suspeito R. R. L. O. possui 3 passagens por roubo e 2 passagens por furto, já o comparsa do mesmo, identificado como  R. S. P. A.  possui 6 passagens por roubo, considerados figurinhas carimbadas no álbum policial.

Foi dado voz de prisão ou suspeitos que foram conduzidos ao  a 1ª Delegacia de Polícia Civil, juntamente com aparelho recuperado,  onde outras providências foram tomadas.

Postagens mais visitadas

Seguir pelo email

Arquivo do blog