2019-12-29

Agronegócios



 "CABELO VERMELHO" É PRESA APÓS ESFAQUEAR HOMEM DE 60 ANOS EM PROSTÍBULO DE PONTES E LACERDA



 A mulher que mora no bar, foi presa pela Polícia Civil, que no local ainda apreendeu 3 pés de maconha que a mesma cultivava  para fumar.


Foto: P.J.C.


 A Polícia Civil de Pontes Lacerda, distante a 448 Km a Oeste da Capital Cuiabá, realizou nesta quinta-feira, 3, a prisão em flagrante de uma mulher, identificada  como  B.L.F., de 19 anos,  de apelido do "Cabelo de Fogo",  acusada pela tentativa de homicídio  praticado contra N.O.S., de 60 anos.



 O crime ocorreu no bar (Kellys Bar"),  localizado no bairro Residencial Glória,  ponto de prostituição, onde a suspeita reside e também trabalha.

A suspeita  "Cabelo de fogo" tentou matar a vítima utilizando-se de uma faca, com a qual golpeou o pescoço do homem de 60 anos, após uma discussão referente a venda de bebida, conforme uma testemunha relatou aos policiais.

 A Polícia Civil iniciou os trabalhos de investigação, quando tomou conhecimento do fato, onde uma equipe se deslocou até o hospital Vale do Guaporé, onde a vítima foi socorrida e relatou como tudo ocorreu.

 A vítima informou aos policiais que a suspeita havia lhe ferido a golpes de faca na região do pescoço ,após a discussão no referido bar.

Durante as diligências os policiais se deslocaram até o bar, que também funciona como ponto de prostituição, onde se depararam com a suspeita e uma outra pessoa, sendo as mesmas conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil, para prestarem esclarecimentos e informações a respeito do fato ocorrido.


 Durante entrevista aos policiais, a suspeita a princípio negou a autoria do crime, porém a testemunha que estava contigo acabou revelando que presenciou a mesma desferindo golpes de faca contra a vítima e que posteriormente a mesma arremessou a faca utilizada para um quintal vizinho.


 A testemunha também afirmou que discussão que o terminou em tentativa de homicídio se iniciou após uma discussão referente à venda de bebida alcoólica.


 Os policiais se deslocaram até o bar. onde a suspeita também reside e com a autorização da mesma foi realizadas buscas no local. Durante a averiguação foi localizada a faca utilizada no crime e ainda a quantia de R$ 565,00, que estava escondido embaixo do colchão da suspeita, que a mesma afirmou ser de sua propriedade.
Foto: P.J.C.


  Os Policiais também encontraram três vasos contendo pés de maconha no quintal da residência, que a suspeita afirmou que era cultivado por ela para consumo próprio.


 A suspeita foi autuada em flagrante pelo crime de homicídio tentado e tráfico de drogas.


BANDIDOS INVADEM  RESIDÊNCIA SEQUESTRAM FAMÍLIA E ROUBAM CAMINHONETE NA FRONTEIRA



 Uma casa em Glória d'Oeste foi invadida e a família levada para o mato onde ficou por mais de uma hora na mão de um dos criminosos,  até ser libertada
 Foto: Ilustrativa com dados reais  Sinesp Cidadão



 O fato ocorreu na noite desta sexta-feira, dia 3, no município de Glória do Oeste, distante a cerca de 300 km a Oeste da capital Cuiabá e foi registrado na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Porto Esperidião.
Ilustração WEB/ reprodução

 Segundo informações obtidas pelo Fronteira Alerta, dois criminosos teriam invadido uma residência entre 20:20 ou 20:40 hs e obrigado a família,  (um casal e o filho),  a entrarem na caminhonete Hilux de cor branca com placas OBI-3217, das vítimas.


 Os criminosos seguiram pela BR-174, sentido a cidade de Porto Esperidião  e após percorrerem alguns quilômetros adentraram a região de mato próximo à Estrada da "Garça Branca" onde um dos bandidos permaneceu com a família.


 Por mais de uma hora as vítimas permaneceram em meio ao mato, vigiados por um criminoso, enquanto o comparsa seguiu para a fronteira com a caminhonete.
Imagem HERE Maps, ed F.A.
 Após esse longo período a família teria sido libertada acionando  o Gefron e comunicando o crime sofrido.

O Fato repassado para várias Unidades que realizaram diligências porém sem êxito na recuperação do veículo ou na localização dos criminosos.


 O Roubo foi registrado na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Porto Esperidião, que passou a investigar o caso.


 Se você tiver alguma informação que possa ajudar na polícia na identificação dos criminosos ou na recuperação do veículo, denuncie através do 0800 653939,  sua  identidade será preservada no mais absoluto sigilo.


GRUPO CRIMINOSO INVADE RESIDÊNCIA EXECUTANDO DOIS HOMENS E DEIXA OUTROS DOIS FERIDOS NO INTERIOR DE MT


 Vários criminosos teriam invadido uma residência onde é três vítimas foram localizadas duas mortas a facadas e tiros e outra quase degolada,  um outro homem conseguiu escapar, mesmo alvejado.



Gif Ilustrativa/ F.A.




A noite desta sexta-feira dia 3 de Janeiro foi marcada por um crime brutal, na cidade de Colniza,em Mato Grosso, onde 2 homens morreram e outros dois ficaram feridos um quase sendo degolado, e outro teria conseguido escapar ferido, após um grupo de criminosos chegar ao local de moto, invadir a residência e efetuar muitos disparos.



 A PM e Colniza, cidade distante a 1042 KM de Cuiabá, foi acionada por volta das 19:50 hs, para se deslocar uma residência, na rua das Mangueiras, no centro da cidade, onde teria ocorrido vários disparos de arma de fogo dentro dessa casa e haveria um homem morto.


 Rapidamente as equipes se deslocaram ao local, onde ao entrarem na residência os policiais se depararam com homem de 23 anos, que estava já em óbito, sentado no sofá degolado e com várias perfurações de arma de fogo, em sua cintura os policiais encontraram uma pistola calibre 9mm.
 Foto: Juína News (reprodução)


 No piso da cozinha os policiais encontraram outro homem, identificado como Ronei Vitorino da Silva, de 25 anos, identificado apenas como Matheus, que estava caído com uma faca sem cabo, cravada em suas costas.
 Foto: Juína News (reprodução)

 Este homem também apresentava várias perfurações de faca e também provenientes de armas de fogo.


Ilustração
 Um outro homem identificado como Adenilson Figueiredo Magalhães, de 23 anos, foi encontrado trancado no banheiro da residência,  o mesmo  quase  foi degolado, estando com grave corte no pescoço e perdendo muito sangue. O mesmo e estava em estado de choque 

 De imediato os policiais acionaram o SAMU que se fez presente no local, socorrendo a vítima que encontrava-se gravemente ferida.


O fato foi comunicado a equipe da Delegacia de Polícia Civil para tomarem outras providências pertinente ao fato.


 Além da pistola encontrada com a vítima que estava morta no sofá os policiais encontraram outras duas armas  de fogo; sendo um revólver calibre 38,  com cinco munições intactas e uma deflagrada e uma arma artesanal, tipo espingarda transformada em " Garruchão", cujo calibre não foi identificado.
 Foto: Juína News (reprodução)


 No local os policiais encontraram vários cartuchos e cápsulas de munições calibres 12, 9 mm e 38, que estavam espalhados pela residência, muitos deflagrados e outros intactos.


 Também foi apreendido uma porção de pasta base no local, que foi isolado para que fossem tomadas todas as providências, e condições de ser realizada a perícia criminal..


 As primeiras informações colhidas com os vizinhos, são que vários indivíduos em motocicletas teriam invadido a residência e efetuaram vários disparos de arma de fogo e posteriormente fugiram do local.

 Ainda segundo os relatos da vizinhança, uma das vítimas conseguiu fugir pelos fundos da residência, sendo que o mesmo estaria alvejado,  mas conseguiu sair vivo do local, porém o mesmo não foi localizado pelas equipes policiais e nem identificado seu nome..


 O caso segue sendo investigado pela equipe da Delegacia de Polícia Civil da cidade de Colniza


 Uma outra morte também foi registrada pela polícia, um pouco antes, na rua das Bromélias , mesma região onde ocorreu a morte destes dois jovens.

Nesta outra casa um homem identificado como Julio Amorim dos Santos, 23, também foi morto a tiros.




 Foto: Juína News (reprodução)

 A polícia investiga os casos, sendo que a casa onde estavam os jovens mortos poderia ser uma boca de fumo, e as mortes também podem estar ligadas a disputa de território. As equipes buscam por informações e não descartam a hipótese de que os jovens estariam ligadas a algum grupo criminoso, que tenha envolvimento com o tráfico de drogas.


As diligências seguem sendo realizadas pela Polícia Civil, que apura os casos.


 GEFRON RECUPERA VEÍCULO FURTADO  DE CASA EM V.GRANDE E AVISA PROPRIETÁRIO QUE NÃO SABIA DO FURTO DE SEU CARRO 

 O carro estava prestes a cruzar a fronteira quando foi interceptado pelo Gefron, que avisou a vítima que estava em viagem e nem sabia do furto do carro em sua residência.




Foto: Gefron


 Conforme informado pela Assessoria de Comunicação do  Grupo Especial de Fronteira (Gefron), uma equipe estava em patrulhamento na MT 265, zona rural de Porto Esperidião,região de fronteira com a Bolívia, quando foi avistado o veículo Toyota/Corolla, branco de placa QBZ-9996.

Durante a abordagem o suspeito que dirigia o veículo disse não saber a procedência do carro e que levaria até a Bolívia, onde fora acordado que ele receberia R$ 1.000,00 (Mil reais). 

Diante  dos fatos o veículo foi conduzido até a Base Operacional do Gefron para averiguação e após checagem e busca por informações do proprietário, foi constatado que o veículo fora furtado na cidade de Várzea Grande - MT, onde o proprietário não tinha conhecimento, pois encontrava-se viajando


 E posteriormente descobriu que sua casa havia sido arrombada, onde levaram o referido veículo, juntamente com outros pertences. 

Diante disso foi  orientado a confeccionar um B.O. na PJC, que foi feito conforme B.O. nº 2020.2457. 

Em continuação foi confeccionado este BO PM. 

O suspeito e o veículo Toyota/Corolla de placa QBZ-9996 de cor branca, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Porto Esperidião - MT.

 O Gefron fechou o balanço do ano de 2019, com quase 6,500 kg de drogas apreendidas, 247 veículos recuperados  e dois aviões apreendidos, dentre outros , demostrando sua força e importante contribuição na segurança da fronteira Oeste do Brasil.

Foto: Gefron


Veja abaixo os números do balanço final, divulgado no dia 1º de Janeiro.

265 Ocorrências Registradas
6,4 Toneladas de cocaína apreendida
247 Veículos Recuperados
02 Aviões apreendidos 
31 Armas de fogo, sendo 04 fuzis 
R$ 589.700,60 apreendidos em espécie (dólar e real)
29.950 Kg de contrabando 
940 Horas de instrução ministradas (EAFRONs, INCs, CCRT, COR e CFSd)
______________

GEFRON - Há 17 anos os olhos da fronteira...
.


HOMEM É PRESO SUSPEITO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE ADOLESCENTE


Imagem : reprodução web




 Por: Greyce Lima Secom-MT

Policiais militares prenderam nesta sexta-feira (03.01) J.N.V. (25 anos) suspeito de abusar sexualmente da cunhada de 14 anos. Os abusos ocorriam na casa da família da jovem, em Cuiabá.

Uma equipe da PM foi acionada pelo pai da vítima, que relatou ter flagrado o genro abusando da filha. De acordo com o homem, o suspeito ainda tentou intimidar a família, afirmando que seria membro de uma facção criminosa, para que a polícia não fosse acionada.

Ao ser ouvida, a adolescente contou ter sido abusada diversas vezes pelo genro, que tirava o órgão sexual para fora das vestes e a mandava beijar. A menina relatou que da última vez, ele teria arranhado a virilha dela.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.
INCÊNDIO DESTRÓI CASA DA COHAB PARQUE DA SERRA EM M. D´OESTE


 Os vizinhos acionaram a PM, ninguém sabem como o fogo começou, felizmente não havia ninguém dentro da casa, segundo as informações levantadas no local pela Polícia.

Foto: Ass Com 17º BPM/ 6º CR-PM




O início da madrugada desta sexta-feira dia 3 de janeiro teve o registro de mais uma casa que foi consumida pelo fogo na cidade de Mirassol d´Oeste, distante a 300 quilômetros a oeste da capital, Cuiabá.


 A polícia Militar foi acionada pelo 190 por volta de 00:35 hs, coma informação de que uma casa estaria pegando fogo na rua 2,  na Cohab Parque da Serra,  próximo ao Pé da Serra.


 Os policiais se deslocaram até o local, onde foram informados  pelos vizinhos que não sabem como fogo começou, e o gofo já estava fora de controle.


Felizmente não havia ninguém na residência, segundo informações apuradas, sendo que o fogo consumiu completamente a residência.

Foto: Ass Com 17º BPM/ 6º CR-PM

 Os policiais ainda tentaram contato com a Secretaria de Obras para que fosse  acionado um caminhão-pipa para tentar controlar o incêndio e apagar as chamas, porém não conseguiram o referido contato.


 Mirassol D´oeste está distante a 300 km da capital e a Unidade de Corpo de Bombeiro mais próxima está localizada na Cidade de Cáceres, a 80 km Trevo a Trevo.


O fato foi registrado na DP de M. d´oeste que passa a apurar o caso.





 PM PRENDE HOMEM EMBRIAGADO, APÓS O MESMO BATER O CARRO CONTRA MURO DE CASA EM IV MARCOS

 Homem que já tem histórico por dirigir embriagado, estava com duas passageiras que também não se feriram, houve apenas danos materiais no carro e no muro.


Foto: Ass Com 17º BPM/ 6º CR-PM


 Por volta das 20:54 hs da noite desta quinta-feira dia 2 de Dezembro, Policiais Militares da 3ª Cia PM foram acionados para atenderem uma ocorrência, onde um veículo teria tombado e batido em um muro na Rua Minas Gerais, próximo a lanchonete triângulo.

Uma equipe de Rádio Patrulha se deslocou até o local, constatando que um veículo Fiat Uno de cor prata estava tombado lateralmente, e o muro da residência também  havia sofrido avarias devido ao choque causado pela batida.


 No local estava o condutor do veículo, um homem de 37 anos e duas senhoras que estavam como passageiras, que não se feriram.


Durante o atendimento da ocorrência foi constatado que o motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez alcoólica, como vermelhidão dos olhos, dificuldade de falar e também de permanecer em pé, além do odor etílico.

 No veículo ainda foram encontradas duas latinhas de cervejas vazias e em entrevista ao mesmo este relatou ter ingerido bebida alcoólica durante todo o dia.

 Através do teste do bafômetro foi constatado que o mesmo estava  com 1,02  miligramas de sangue por litro de ar expelido( ar alveolar)


O homem ainda se comprometeu a arcar com as custas pelos danos causados ao muro da casa da vítima


 Um guincho foi acionado e removeu o veículo até a residência do mesmo.

Posteriormente o condutor recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, onde outras providências foram tomadas.


 MORRE EM CÁCERES SEGUNDO BRASILEIRO QUE DEU ENTRADA COM QUEIMADURAS, CAUSADAS EM INCÊNDIO DE CASA NA BOLÍVIA

 Victor estava com queimaduras em 80 % do corpo, continua internado um boliviano, uma brasileira, que trabalhava na casa, também ficou ferida.

Foto: reprodução Whats app



 Segundo informações  do Hospital Regional de Cáceres,  as 10:35 da manhã desta sexta-feira, 3,  foi confirmado o óbito de Victor Benedito Lopes Pagano, de 17 anos.

Reprodução Whats App
Victor estava internado queimaduras de 2º e 3º graus em 80% do corpo e estava recebendo atendimentos, porém não resistiu e foi a óbito.

O corpo foi encaminhado ao IML e posteriormente será liberado a família do jovem, que residem em Mirassol D´oeste, onde deverá ocorrer o velório e sepultamento.


 Victor é o segundo brasileiro que foi a óbito decorrente de queimaduras pelo corpo. 


Reprodução Facebook

Junto com ele também deu entrada no HR Thiago Garcia Galha de 26 anos, que chegou com 90% do corpo com queimaduras e não resistiu aos ferimentos e foi a  óbito. 

Continuam internados outro homem de nacionalidade Boliviana identificado como  Ruben Osvaldo Hurtado Massab, de 31 anos.



Estes três estão sendo apontados pelas investigações preliminares das autoridades Bolivianas como responsáveis por atearem fogo a casa da Deputada Departamental Ceidy Carreño, na cidade de San Mathias- Bolívia.

Saiba mais


Ainda está internada no Hospital Regional em Cáceres a senhora Zenaide Antunes Duarte, de 57 anos, empregada da casa incendiada.

O fato continua a ser investigado pelas autoridades Bolivianas que relataram que souberam através de populares que os suspeitos de atearem fogo na casa da deputada estavam internados no Hospital de San Mathias.

 Segundo informações de populares as autoridades Bolivianas, os suspeitos acabaram ficando feridos ao utilizaram galões de gasolina para incendiar a casa e um deles acabou explodindo, causando os ferimentos no trio e também na empregada da casa, que teve queimaduras nos braços.

 Do hospital de San Mathias as vítimas tiveram que serem escoltadas até a fronteira pois algumas pessoas queriam justiça, e até dificultara a saída das vítimas que estavam sendo removidas para  Hospital Regional em Cáceres, havendo ai a necessidade de intervenção policial, fazendo a escolta de ambulâncias com os feridos.

 O caso segue sendo apurado pelas autoridades Bolivianas com acompanhamento das autoridades Brasileiras.

 AÇÃO CONJUNTA PM E P.J.C., RECUPERA OBJETOS FURTADOS DE RESIDÊNCIA EM OBRAS  EM SÃO J. DOS IV MARCOS.

Alguns dos objetos foram recuperados em uma casa próximao ao local do furto, outros já haviam sido vendidos e também fora recuperados pela polícia.


Foto: Ass com 17º BPM/ 6º CR- PM



Na noite desta quinta-feira dia 2  Policiais Militares da 3ª Cia PM em conjunto com Policiais Civis da DP de São José dos Quatro Marcos,  recuperaram vários objetos furtados de uma casa que estava em obras.

 O furto foi comunicado por um pedreiro que estava realizando obras na casa, situada na rua Aneir Gonçalves Ferreira, no bairro Zeferino 2, no dia 31 de Dezembro.


 O comunicante que também teve várias ferramentas furtadas, relatou que ao chegar no local para dar continuidade aos trabalhos de reforma, constatou que o único cômodo da casa que possuía porta, onde haviam pertences dos donos da casa guardado, havia sido arrombado.


O pedreiro ainda relatou que vários objetos estavam revirados, porém não soube precisar o que havia sido furtado do local, mas informou que teve algumas de suas ferramentas também furtadas.

Ainda segundo seu relato, o proprietário se encontra preso, na cadeia Pública local, mas constatou que além de suas ferramentas  ainda foi furtado um aparelho de som de cor prata.

Antes mesmo da confecção do Boletim de ocorrência, os policiais militares já haviam recebido informações que em uma casa nas proximidades do local do furto haveriam alguns objetos furtados na referida residência.

O fato foi comunicado a Polícia Civil, sendo então realizada diligências pelas equipes da PM e da Polícia Civil até o local indicado, casa de uma suspeita.

 No local haviam 7 pessoas, sendo a proprietária da casa de 22 anos, uma menor de 12 anos que estava passando alguns dias na casa referida casa e ainda estavam  no local dois adolescentes de 17 anos e três homens  de 24, 29 e 18 anos.

Ao indagarem a proprietária da casa referente ao fato, a mesma indicou onde estavam alguns objetos ( ferramentas e dois ventiladores), que foram levados por um adolescente de 17 anos e e mais dois suspeitos um de 18 e o outro de 24.

 A mesma relatou que a princípio não sabia que os objetos eram furtados, mas depois ouviu os mesmos conversando e relatando de um furto praticado pelos três em uma casa  nas proximidades.

 Os outros presentes na casa não teriam nenhuma participação no crime.
Foto: Ass com 17º BPM/ 6º CR- PM
 Todos foram encaminhados para a DP para esclarecimentos dos fatos, onde os suspeitos relataram o furto de um aparelho de som
 vários alto-falantes e cornetas, ferramentas, um botijão de gás.

Parte deste objetos já haviam sido vendidas para outras pessoas, sendo que os suspeitos afirmaram não terem informados que se tratavam de produtos de furto.
Foto: Ass com 17º BPM/ 6º CR- PM

Durantes as diligências os materiais foram recuperados e também apreendidos.


Como a ocorrência envolveu 3 menores, dentre eles uma menina de 12 anos, que estava passeando na casa, os policiais comunicaram ao Conselho Tutelar que compareceu e acompanhou o caso.

O caso segue aos cuidados da equipe da DP de São José dos IV Marcos, que tomou as devidas providências pertinentes ao fato.


GAP ESTOURA MESMA BOCA DE FUMO PELA SEGUNDA VEZ EM MENOS DE 48 HORAS, EM MIRASSOL D´OESTE.



Na noite de terça-feira um suspeito foi preso e uma quantidade  considerável de drogas foi encontrada e na noite desta quinta, um outro indivíduo com 20 trouxinhas foi preso, na mesma casa.



Foto: Ass Com 17º BPM/6º CR-PM


 Policiais Militares do GAP pertence ao 17º BPM dando continuidade aos trabalhos de combate ao tráfico de drogas na cidade realizaram mais uma prisão, na mesma casa onde várias porções de drogas foram apreendidas na noite de terça-feira dia 31, e outro suspeito também foi preso com drogas.



 Esta nova apreensão de drogas e a prisão deste outro suspeito, , ocorreu por volta das 23 Horas,  desta quinta, dia 2 de Janeiro, no bairro Parque Morumbi, na casa de número 756, após os policiais, que estavam em ondas no bairro Cohab Robertão, bairro vizinho ao que está localizada a referida casa receberem uma denúncia de tráfico de drogas.



Foto: Ass Com 17º BPM/6º CR-PM
Segundo as informações repassadas aos policiais do Grupo de Apoio, um indivíduo de short claro e camiseta listrada, estaria comercializando entorpecente em frente à residência de número 756, no bairro Parque Morumbi.


 Os policiais se deslocaram até a residência denunciada, e ao se aproximarem do local, conhecido como um ponto de comercialização de drogas, "boca de fumo".

 O suspeito de 30 anos, ao avistar a viatura correu para o fundo da residência mas foi acompanhado e abordado pelos policiais e durante as buscas pessoais foi encontrado com o mesmo, escondidas em suas vestes 8 porções de substância nada da pasta base de cocaína e ainda R$ 48,00  que estava dentro da capa do aparelho celular.


Durante a entrevista com os policiais, no " Cara -a-cara com os Homi", o suspeito falou que o dinheiro era proveniente da venda de entorpecentes, dizendo ainda que na residência havia mais porções de drogas.


Durante a averiguação no local foram localizadas em uma das vigas da área outras 12 porções de substância análoga à pasta base de cocaína, que também estavam embaladas prontas para serem comercializadas.


 O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido com as 20  trouxinhas de drogas para a Delegacia de Polícia Civil, onde outras providências foram tomadas.



 Essa é a segunda vez que o G.Ap ( Grupo de Apoio) realiza a prisão de suspeitos e porções de drogas na mesma residência, em menos de 48 horas.


 Uma ação do G.Ap também foi realizada na noite de terça-feira dia 31, quando  outro suspeito também foi abordado e preso  após os policiais encontraram com o mesmo uma porção de substância análoga à pasta base de cocaína.




Foto: Ass Com 17º BPM/6º CR-PM

Duas porções grandes de substância análoga à pasta base de cocaína e duas petecas também da mesma substância além de um frasco de cloridrato de lidocaína, dinheiro e 2 pen drive foram encontrados dentro da casa, onde também estavam dois outros suspeitos que conseguiram fugir.




 VINTE E CINCO MIL ESTUDANTES FAZEM CURSO DA PM PARA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

O programa também teve a sede reformada e transformada em centro de planejamento, coordenação, acompanhamento e armazenagem do material didático


Foto; PMMT


 Por: Alecy Alves Secom-MT

Em 2019, o Programa Educacional de Enfrentamento e Repressão às Drogas e Violência (Proerd) da Polícia Militar de Mato Grosso formou 24.789 estudantes, crianças e adolescentes, no curso de prevenção ao uso de drogas e de combate ao bullying e outras formas de violência.

Desenvolvido em 304 escolas de 43 municípios, as lições do programa foram ministradas entre os meses de fevereiro e dezembro do ano passado e chegaram, principalmente, a alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental

Em comparação com 2018, ano em que formou 21.026 crianças e adolescentes em 39 municípios, o Proerd, em 2019, registrou aumento de quase 20% no número de estudantes que concluíram o curso.

Sessenta e quatro instrutores da Polícia Militar levaram os ensinamentos e interagiram com alunos, familiares, professores e gestos escolares.

Em Cuiabá, por exemplo, o programa formou 4.875 estudantes e trouxe uma novidade que contribuiu para o fortalecimento da rede de prevenção às drogas, que foi a adesão de escolas da rede privada, entre as quais o Salesiano São Gonçalo, Plural, Isaac Newton e Master.

Este ano, o Proerd completará duas décadas em Mato Grosso. Maior programa de prevenção às drogas, nesses quase 20 anos já formou 340 mil estudantes no curso de resistência às drogas.

Os alunos que passam pelo programa aprendem como dizer não à oferta de droga, além de elevar a autoestima. As lições apresentam estilos de respostas para vários tipos de abordagens – oferta de drogas por amigos e desconhecidos e de ingresso no tráfico. Também aprendem questões como bullying, violência física, direitos e deveres, entre outros.

A dona de casa Maria LuÍza dos Santos e Silva, mãe das alunas Clara e Ana Paula, de 11 e 13 anos, avalia como importante o aprendizado das filhas. Conforme ela, as meninas obtiveram respostas às perguntas que faziam em casa e que ela e o marido, Luiz Paulo, pareciam satisfazer a busca das filhas. “Tratávamos sobre drogas, mas parece que as aulas surtiam mais efeito, alertavam e ensinavam mais”, avalia a mãe.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, destaca que em quase 20 anos, o Proerd tem sido motivo de orgulho. A partir de 2019, a adesão da rede particular de ensino reforçou ainda mais a credibilidade da Polícia Militar junto à sociedade na prevenção às drogas.

Segundo Assis, há levantamentos que apontam que mais de 90% das crianças que fizeram o curso não se envolveram com drogas.

“Os pais acreditam e vêem as lições do programa como uma mudança de rumo na adolescência, no despertar dos filhos para o mundo em uma etapa da vida em que surgem as facilidades de acesso às drogas”, avalia.

De acordo com o comandante, a meta para 2020 é potencializar o trabalho e estender as ações por todos os municípios.

"Vamos fazer com que onde tiver um núcleo da PMMT tenha um policial instrutor, multiplicador dos ensinamentos do programa na prevenção às drogas”, completa.

O Proerd é desenvolvido por meio de parceria com as redes estadual e municipal de ensino. Em 2019, teve o apoio do Ministério Público do Trabalho e parlamentares.

Foto; PMMT

 BRASILEIROS ESTÃO ENTRE OS SUSPEITOS DE ATEAREM FOGO EM CASA DE DEPUTADA NA BOLÍVIA, UM MORREU O OUTRO ESTA EM ESTADO GRAVÍSSIMO NO H.R, EM CÁCERES

 O fato teria ocorrido nos primeiros minutos deste dia primeiro de janeiro, em San Mathias, cidade Boliviana localizada na fronteira com o Brasil.



Imagem reprodução de vídeo postado em Redes Sociais.


 Conforme relatado em vídeo realizado pelo prefeito de San Mathias,  Fábio Lopez Olivares, o fogo foi ateado pelo próprio grupo, composto por 2 brasileiros e um boliviano, que acabaram com queimaduras graves, uma brasileira, empregada da casa também acabou com queimaduras nos braços.


Imagem reprodução de vídeo postado em Redes Sociais.
 O prefeito da cidade de São Matias-BO, foi a público e em vídeo oficial, colocou o posicionamento para a população, inclusive para brasileiros, de que a noite desse dia primeiro de dezembro dois brasileiros e um Boliviano seriam os autores do incêndio na casa da Deputada Departamental Ceidy Carreño. 

Durante a ação criminosa acabaram ficando feridos gravemente com queimaduras causados durante o incêndio causado por eles mesmos.

Vídeo postado em Redes Sociais.


Os suspeitos foram identificados como o Victor Benedito Lopes Pagano de 17 anos, de Nacionalidade brasileira

Segundo o boletim do Hospital Regional, este paciente chegou com  com queimaduras de segundo e terceiro graus que atingiram 80% de seu corpo e seu quadro clínico é gravíssimo


 O Boliviano Ruben Osvaldo Hurtado Massab de 31 anos apresentou queimaduras na face no tronco e nos membros superiores

 Vítima,  A empregada da casa Zenaide Antunes Martins de 57 anos ( brasileira), também ficou ferida com queimaduras em partes dos membros superiores.

 Esses pacientes estão internados recebendo atendimento nos box hospital regional em Cáceres.
Reprodução Facebook ( edição F.A.)
 No hospital também deu entrada o Brasileiro Thiago Garcia Galha de 26 anos, que era de Mirassol D´oeste, onde reside seus familiares. conforme informações obtidas pelo F.A.

 Thiago chegou ao hospital  apresentando queimaduras de 2º e 3º graus em 90% do corpo.  Mesmo recebendo atendimento médico não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.


 As autoridades bolivianas estão em busca de esclarecer o fato ocorrido, que até então, conforme relatado pelo prefeito de São Matias Fábio Lopez Olivares nenhum boliviano participou da tentativa de queimar cidadãos brasileiros, e que os mesmos  se feriram quando atearam fogo a casa da deputada.


 Ainda segundo informações obtidas é repassadas a imprensa por várias fontes, o grupo teria utilizando-se galões de combustível e durante o incêndio um deles acabou explodindo, ocasionando queimaduras nos envolvidos, sendo a princípio dois brasileiros e um Boliviano, que teria praticado o atentado incendiando a residência, conforme relatos da população local, fato a ser apurado ainda.


A Polícia Federal acompanha o caso, tendo em vista o fato ocorrido envolver um local estrangeiro e pessoas de duas nacionalidades, com a morte de um brasileiro em decorrer do caso, já no território brasileiro..

Ainda segundo informações das autoridades bolivianas
 o fato ocorreu  durante início da madrugada,sendo que os policiais se deslocaram ao local e encontraram o local em chamas e o fogo já consumia a residência, sendo acionando uma equipe de controle de incêndio Exército boliviano, que também não conseguiu impedir a destruição do imóvel.


 Segundo informações obtidas através de populares, os responsáveis nacionalidade brasileira, seriam os possíveis autores do crime e encontrava-se hospitalizados, no hospital de San Mathias, para onde também se deslocaram os policiais.


 Segundo informações obtidas pelas autoridades bolivianas no hospital, devido a gravidade do caso haveria necessidade de remoção dos mesmos para um hospital Regional na cidade de Cáceres, para devido ao tratamento.



 Em frente o hospital se encontravam cerca de 15 pessoas familiares e amigos dos proprietários da residência, que  estavam muito exaltados querendo fazer justiça.


 Os feridos, sendo os três integrantes do grupo e a funcionária da vivenda foram removidas com escolta policial até fronteira com o Brasil, onde no posto de fiscalização do  Gefron o caso foi informado e solicitando ainda que houvesse escolta até hospital em Cáceres.


 O caso segue sendo investigado pelas autoridades bolivianas bem como também acompanhado pelas autoridades brasileiras, pare 



PM DE CÁCERES LOCALIZA DUAS MOTOS ROUBADAS ESCONDIDAS DENTRO DE CASA ABANDONADA


 Uma das motos roubadas de uma mulher por dois assaltantes que usavam uma motocicleta Idêntica a outra localizada no mesmo local, que havia sido furtada em Novembro.

Foto: Ass Com 6º BPM/6º CR/ Ed F.A.



 Na manhã desta quinta-feira dia 2 de janeiro, por volta das 9 horas Policiais Militares de Cáceres receberam a informação via 190, através do Ciosp, de que em uma residência abandonada no bairro  haveriam duas motocicletas,  possivelmente produtos de roubo ou furto.


  Para averiguar a denúncia uma equipe de  Rádio Patrulha se deslocou até a Rua Pedro Henry, onde na casa foram encontradas duas motocicletas, sendo uma Honda/CG 125 Fan de cor preta, sem chave de ignição e outra motoneta Honda/Biz 125 de cor vermelha, qual ainda encontrava-se com a respectiva chave de ignição, além de dois capacetes Taurus San Marino de cor preta.

Após checagem via sistema CIOSP WEB confirmou-se que ambas as motocicletas, constam com procedência de produto de roubo/furto.
Foto: Ass Com 6º BPM/6º CR
Através da checagem foi constatado que a motocicleta Biz foi subtraída durante um assalto a uma mulher, no último dia 31 de dezembro no bairro Garcez, quando a mesma transitava com de moto pela av. José Pinto de Arruda.


 A vítima compareceu a 1ª DP reconhecendo sua motocicleta e os dois capacete,s que também lhe pertencem. 

Ao ver a outra moto  a mesma relatou ser bem semelhante a que foi utilizada por dois criminosos ,que apontaram uma arma efetuando o roubo de sua moto.

  Foi constatado que a  motocicleta Honda/CG 125 Fan de cor preta e placa OBG-9580 de Cáceres/MT  foi  furtada no dia 04 de Novembro de 2019.



Deste feito,  foi confeccionamos o B.O. e registrado na 1ª DP, para as demais providências.


G.Ap ESTOURA DUAS BOCAS DE FUMO NOS ÚLTIMOS DOIS DIAS DO ANO EM M. D´OESTE



Um pontos de venda de drogas estava localizado no  Parque Morumbi e o outro no bairro Jardim São Paulo, onde tinha até droga enterrada no quintal

Foto: Ass Com 17º / 6º CR

 O Grupo de Apoio do 17º BPM do 6º Comando Regional realizou várias ações no período de fim de ano, sendo que nos dia 30 e 31 contra seguiu desativar 2 pontos de comercialização de entorpecentes na cidade de Mirassol do Oeste.

 Em um dos locais um suspeito de 38 anos foi conduzido e no outro dois maiores e dois adolescentes também foram conduzidos, para a Delegacia, que apurou os casos.


 A primeira " boca de fumo a ser estourada" foi na Rua 5, por volta das 17:30 do dia 30 de dezembro, quando o G.Ap realizava patrulhamento e recebeu uma denúncia anônima de que uma determinada residência estaria um indivíduo de apelido "vulgo gordinho", realizando o tráfico de entorpecentes.



 Equipe deslocou ao local local onde visualizou o mesmo, que ao perceber a aproximação da viatura entrou para dentro da residência, jogando uma sacola ao solo e pulou pelo muro dos fundos, empreendendo fuga, com outra sacola em suas mãos.

 Os policiais não conseguiram impedir a sua fuga e durante a vistoria na residência foram encontradas 4 pessoas, sendo que próximo a um uma menor de 16 anos foi encontrada uma porção de substância análoga à maconha e próximo ao outro adolescente também de 16 anos também foi encontrado outra porção da mesma substância.


 Durante a verificação no local os policiais encontraram ainda uma sacola contendo várias porções de maconha embaladas e prontas para serem comercializadas.

Foto: Ass Com 17º / 6º CR


Foto: Ass Com 17º / 6º CR
 No quintal da residência ainda próximo ao pé de bananeira, os policiais ainda encontraram enterrado um  tablete de maconha e próximo à residência também foi encontrado mais quantidade considerável de ácido bórico.

 Alguns aparelhos celulares de origem duvidosa, um rolo de insulfilme ( muito utilizado para embalar entorpecente) também foram apreendidos.









Relação de materiais apreendidos.


Foto: Ass Com 17º / 6º CR


Um tablete de maconha
 - 10 trouxinhas de maconha
 (peso total aproximadamente do entorpecente: 1.05 kg)

-Uma porção considerável de ácido bórico
-Um relógio marca Invicta
-Uma caixa de som JBL- um rolo de fita crepe adesiva
-Um rolo de papel filme 
-Um tablet
- R$ 16:50
-5 celulares


 Ainda durante os trabalhos uma advogada  e os pais dos adolescentes também acompanharam a confecção do Boletim de Ocorrência, onde posteriormente todos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil, onde outras providências foram tomadas.






 A outra apreensão ocorreu no dia 31, por volta das 23:10 hs no bairro Parque Morumbi.

Foto: Ass Com 17º / 6º CR
 Durante o policiamento pelo bairro Parque Morumbi, os policiais também receberam informações de que duas pessoas estariam em fundada suspeita em frente uma residência.


Ao realizarem a averiguação pelo local indicado, a equipe logrou êxito em abordar um dos suspeitos, conforme características descritas, sendo o mesmo identificado como - J. S. B., 38  anos.

Durante a busca pessoal, nas vestes do mesmo os policiais encontraram uma porção  análoga  a pasta base de cocaína.

 Os policiais ainda perceberam que na residência também haveria outra pessoa, que conseguiu aprender fuga pelos fundos da residência no momento que o suspeito estava sendo abordado pela equipe policial.


Ao ser indagado o suspeito abordado informou quem seria essa outra pessoa que estaria no interior da residência, que o mesmo estaria praticando tráfico entorpecente como uma terceira pessoa, também estaria na casa e conseguiu aprender fuga não sendo visto pelos policiais.

 Durante averiguação no interior da residência os policiais encontraram na gaveta de um armário da cozinha a quantia de r$ 237,00, em dinheiro, uma trouxinha de substância análoga à pasta base de cocaína, que estaria embalada a pronta para venda.


 No decorrer das buscas policiais ainda encontraram uma grande quantidade de pasta base de cocaína, em um dos guarda-roupas da casa.

 Diante do flagrante o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido com o material apreendido para a Delegacia de Polícia Civil onde outras providências foram tomadas.

Postagens mais visitadas

Seguir pelo email

Arquivo do blog