Nova corrida do ouro atrai muitas pessoas em direção a Pontes Lacerda, em busca do sonho dourado


 NOVA CORRIDA DO OURO ATRAIS MUITAS PESSOAS EM DIREÇÃO A PONTES E LACERDA EM BUSCA DO SONHO DOURADO


 Com a recente descoberta da exploração de novo garimpo onde  cada buraco daria até 10 kg de ouro pessoas de várias  regiões estão em Busca do Sonho Dourado
Pepitas retiradas do novo garimpo, segundo postagens nas redes sociais.
  Reprodução web



Nestes últimos dias uma notícia agitou a região Oeste de Mato Grosso, com a descoberta de mais um garimpo com extração Generosa de muitos quilos de ouro, por cada buraco perfurado, bem na fronteira com a Bolívia.


 Essas são as informações divulgadas na mídia, através do programa da TV Cidade Verde " Balanço MT",  onde informações de garimpeiros na região apontam até 10 kg de ouro retirado de um só buraco, ou  lavra.


 Essa informação serviu ainda mais como motivação pelo qual milhares de pessoas nas cidades ao redor de Pontes Lacerda, como também em outros estados estão agitadas e muitos já se encontram em Pontes e Lacerda, a subindo a Serra para explorar a área.


Uma outra corrida do ouro, aconteceu na mesma região em 2015, e  foi conhecida como a "Nova  Serra Pelada",  garimpo mais famoso do Brasil, no final da década de 70 e 80,. Em Pontes e Lacerda este garimpo ilegal atraiu cerca de 5000 pessoas a serra do Caldeirão,  local onde ocorreram várias ações da polícia, devido a área ser particular e o garimpo considerado ilegal pelas leis federais e exploração de minério.


 Várias ações foram realizadas, inclusive com grupos armados na área de garimpo, que enfrentaram os policiais, trocando tiros , querendo impor o domínio da área ocupada e até mesmo explorando os garimpeiros cobrando altas taxas pela segurança.


 Equipe de policiais foram ao local fazer estudo de situação, e foram recebidos à bala por milicianos ou seguranças ( conhecidos ainda como Guaxebas),  que estavam com armas pezadas, inclusive fuzis, em 2017.

 Arquivo Fronteira Alerta



Após retirada do grande número de pessoas,  mesmo assim algumas dessas pessoas não desistiram seus sonhos e continuaram em pequenas explorações ao redor da Serra, com vários flagrantes e prisões sendo realizadas ao longo desse tempo.

 Ocupação em 2015- Garimpo Serra do Caldeirão
 Reprodução web


 Agora o novo garimpo foi descoberto e rapidamente a notícia se espalhou,  iniciando a nova corrida do ouro


  O local não foi bem definido ainda mas fica na mesma região da Serra do caldeirão, porém em um determinado ponto da Estrada, onde em uma bifurcação se virava a direita para Serra do Caldeirão agora vira-se para a esquerda, para chegar a esse novo  ponto de exploração do minério mais cobiçado do mundo.

O programa Balança Mato Grosso da TV Cidade Verde,  informou que segundo dados do estado de Mato Grosso,  existem duas demandas de licenciamento ambiental para exploração do minério na região.

 Uma dessas demandas foi solicitada pelo grupo de mineração Apoema, que inclusive já obteve alvará de pesquisa mineral através do DPNM (Departamento Nacional de Produção Mineral).


 O referido estudo Inicial tem abrangência de toda a Serra da borda em ambos os lados.

A Serra da Borda se interliga com outras Serras na região por muitos e muitos quilômetros, existem vários pontos de garimpo ativados e desativados.
Imagem que circulou nas redes sociais em 2015, como sendo pepita retirada do garimpo da Serra do Caldeirão
 Reprodução web

 Um desses garimpos legalmente o funcionam antiga Fazenda Pau a Pique, hoje  Assentamento Alegrete ( 1,2,e 3), área recortada com várias propriedades e o garimpo continua ativo há muitos anos, legalmente em funcionamento.


 Em uma outra Fazenda na região também havia um garimpo ilegal que foi desativado a cerca de 15 anos,   onde funcionava uma verdadeira empresa exploradora de minérios, mas sem as devidas documentações  e por estar em uma área pertencente a uma propriedade privada, também acabou sendo fechado,


 Esses são alguns dos pontos que atraem pessoas a buscarem a sorte na região, que é muito rica neste tipo de minério e não é difícil encontrar um outro morador da região ou até mesmo de fora tendo em seu veículo um detector de metal, aparelho muito utilizado em busca do ouro por garimpeiros profissionais ou artesanais.

 Ainda não obtivemos as informações das autoridades a respeito das providências a serem tomadas sobre esta nova corrida do ouro,  que através  de vídeos e fotos mostram pessoas chegando ao local e também ,ostentando porções do minério precioso.

Comentários