2020-01-12

Agronegócios




PM DE SALTO DO CÉU APREENDE ADOLESCENTE COM TROUXINHA DE DROGAS, PRÓXIMO AO PARQUINHO INFANTIL

 O pior mal de todos os tempos a droga,  estava com um adolescente próximo de onde haviam crianças brincando e aproveitando a infância

Foto: Ass Com 17º BPM/ 6º CR-PM/ Ed F.A.





  O fato se deu as 00:50 deste sábado, 18, uma denúncia anônima via 190 informou aos Policiais Militares de Salto do Céu, que atrás do parquinho infantil, na praça Tancredo Neves, havia um grupo de adolescentes fazendo uso de entorpecentes.


 O mal rondando a inocência
Foto : parque ( reprodução WEB)/ Foto menor Ass Com 17º BPM/ 6º CR-PM
A equipe de Rádio Patrulha  se deslocou até a referida praça pública, onde visualizou várias crianças brincando no parquinho infantil e próximo e este local também estava um grupo de adolescentes.

Foto: Ass Com 17º BPM/ 6º CR-PM
 Durante abordagem a este grupo de adolescentes, com deles foi encontrado uma trouxinha de substância análoga à pasta base de cocaína.


 Ao ser indagado o jovem informou aos policiais que iria fazer uso de tal substância.


Diante das circunstâncias os policiais acionaram Conselho Tutelar, bem como também a genitora  do adolescente, que acompanhou a confecção do boletim de ocorrências e também a apresentação do seu filho na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Rio Branco,  que também teve o  acompanhamento das conselheiras tutelares.










 MOTO-PATRULHAMENTO DA PM RETIRA MAIS UMA ARMA DE FOGO DAS RUAS DE CÁCERES

 Uma pistola Bereta, pequena mas perigosa, que corta até o fio da alma, foi apreendida com  um  homem, que jogou a arma debaixo de um carro, mas fo encontrada e "deu ruim pra ele"





 Uma equipe de moto Patrulhamento  do 6º BPM de Cáceres,   realizou apreensão de mais uma arma de fogo que estava de forma irregular nas ruas de Cáceres.


 A apreensão ocorreu no início da madrugada deste sábado dia 18, na Rua Coronel Farias, próximo ao Calçadão Beira Rio, Centro de Cáceres.


 Durante o patrulhamento pela área Central o os Policiais avistaram o suspeito próximo no calçadão Beira Rio, que vendo a aproximação dos policiais o mesmo empreendeu fuga pela Rua Coronel Faria.

 No momento que o mesmo iria ser abordado ainda tentou se livrar  do flagrante, arremessando um objeto em baixo de um veículo estacionado próximo ao Banco Sicoob.


 O suspeito foi abordado e nada de ilícito foi encontrado com ele. porém ao ser averiguado que o mesmo havia arremessado de baixo do veículo. foi constatado que se tratava de uma arma de fogo tipo pistola Beretta. calibre 635. que estava sem munições;

 Ao ser indagado o mesmo revelou que a arma de pertencia a ele, e que haviam três munições, que teria sido arremessada junto com a arma por ele.


  Os policiais retiraram das ruas mais uma arma de fogo, que embora seja pequena, poderia ser utilizada para a prática de roubo ou mesmo tirar a vida de uma pessoa, com danos irreparáveis a inocentes.





 O suspeito  foi conduzido para a 1ª  Delegacia de Polícia Civil, onde outras providências foram tomadas.



PM DE CÁCERES RECUPERA HILLUX ROUBADA EM LUCAS DO RIO VERDE, ONDE UMA FAMÍLIA FOI FEITA REFÉM DENTRO DE CASA

 O suspeito preso estava com um cartão Bolsa Família e com jóias das vítimas no bolso e disse que participou com outros dois comparsas do roubo a casa das vítimas
Imagem Vídeo: Ass Com 6º CR/ Ed F.A.



 Na manhã deste sábado dia 18 de janeiro, Policiais Militares de Cáceres recuperaram mais um veículo roubado que seguia para Fronteira, tendo como destino  final a Bolívia.


 A caminhonete foi tomada de assalto numa residência, onde um casal e seus dois filhos ficaram amarrados dentro de casa sob vigilância de outros dois bandidos.

O bandido já havia percorrido  a cerca de 490 quilômetros da cidade de Lucas do Rio Verde, onde ocorreu o roubo até a cidade de Cáceres, que fica a 80 km da Bolívia.



 A ação da Polícia Militar s deu através do Disque Denúncia  ( 190 emergência ou 0800-65-3939),onde um cidadão comunicou que um veículo tipo caminhonete Hilux, de cor branca, teria passado pela localidade de Vila Aparecida,  na rodovia MT 243, que liga Barra do Bugres a Cáceres e queria informações com populares de como chegar até a cidade de Cáceres, demonstrando aparentemente estava perdido e buscando ir para região de Fronteira.


 Uma das viaturas que receberam a informação via rádio se deslocou para o bairro DNER, entrada da cidade para quem chega por esta rodovia e passou a realizar rondas, para localizar o veículo.


 Durante estas diligências os policiais avistaram em uma borracharia uma caminhonete com as mesmas características, Hilux de cor branca, que estava com as placas da cidade de Lucas do Rio Verde, região norte de Mato Grosso.
Imagem Vídeo: Ass Com 6º CR/ Ed F.A.

  Durante a checagem junto ao sistema nenhuma irregularidade como furto ou roubo havia sido registrado, sendo feita uma breve vistoria.

 O veículo foi encontrado erguido por um macaco sendo que seria realizado um trabalho na roda dianteira do lado direito.

 Como a caminhonete estava impossibilitada de sair daquele local devido o trabalho a ser realizado ainda, os policiais buscaram por informações de características do suspeito.

Em seguida saíram pelas ruas dos bairro, onde acabaram encontrando um homem com as mesmas vestimentas relatadas por populares na proximidade da borracharias

 O homem de estatura alta, de cor parda, estaria trajando a camiseta de cor vermelha e calça jeans,  sendo que o mesmo foi localizado na  Rua dos Bandeirantes,  onde foi abordado.



 
 Ao ser indagado o mesmo teria dito que deixou a caminhonete para que fosse feito os reparos, enquanto procurava um local para comprar cigarros.

 Ao ser realizada a revista pessoal com o mesmo os policiais encontraram um anel dourado com uma pedra vermelha, uma aliança dourada ( com nomes gravados ), uma corrente de pescoço dourada modelo masculino.

Ao ser indagado a respeito da procedência de tais materiais que estavam em seu bolso o mesmo disse que pertencia a ele.




 Os trabalhos dos policiais não pararam por aí, que a inteligência acabou derrubando o golpe do "Malandro"


Foto: Ass Com 6º CR/ Ed F.A.

 Em breve revista na caminhonete na borracharia os policiais encontraram uma bolsa marrom, onde continha uma carteira com documentos e cartões nome de uma mulher. ( esposa do dono da caminhonete e vítima do roubo)


 Ao ser averiguada a aliança os policiais encontraram um nome de uma mulher e perguntou para o suspeito qual era o nome que estava  gravado nesta aliança, haja visto que o mesmo afirmou que seria sua também.

Aí a casa caiu

  O suspeito revelou dois nomes que não tinha nada a ver com que estava gravando,  sendo que o nome da aliança era justamente o que os policiais haviam encontrado nos documentos, que estavam dentro da bolsa, que estava no veículo, se tratando da esposa do dono da caminhonete.


 Ao ver que não tinha mais como escapar do flagrante,  pois já havia entrado em contradição com as informações que não batiam nada com nada,  o homem começou a tremer é revelou a verdadeira face criminosa.


 Veja  um breve relato da ocorrência, por um policial que participou da apreensão do veículo:





 O suspeito assumiu que a caminhonete era produto de roubo e que ele com outros dois comparsas teriam praticado o roubo com uso de uma arma de fogo,  na cidade de Lucas do Rio Verde.

 O suspeito ainda disse que os outros dois comparsas teriam ficado na residência mantendo as vítimas em cárcere privado, enquanto ele fazia o trajeto até a cidade de Cáceres, onde a caminhonete seria entregue a outro indivíduo, para que fosse levada para a Bolívia.


 O suspeito imediatamente recebeu voz de prisão, sendo que os policiais deram continuidade aos trabalhos, entrando em contato com equipes policiais de Lucas do Rio Verde, em busca de informações e de intercederem por lá, na libertação das vítimas.

 Como resposta os policiais confirmaram o roubo e que as vítimas, já haviam sido libertas, pois os bandidos saíram ainda pela madrugada , da cada.



 O roubo



Ilçustração

A vítima compareceu à Delegacia de Polícia Civil de Lucas do Rio Verde por volta de 06:53, (conforme BO) e confirmou a versão apresentada pelo bandido em Cáceres aos Policiais Militares.

 O mesmo disse que por volta de 1 hora da manhã deste sábado, foi surpreendido por três bandidos, dois com os rostos escondidos por capuz e camisa e outro de cara limpa. 

 Os bandidos , que estavam com apenas uma arma, aparentando ser um revolver, rendeu o mesmo, sua esposa e dois filhos, que foram amarrados e levados para um dos quartos da casa, onde por cerca de 2 horas, permaneceram sob vigilância de dois bandidos.



Foto: Ass Com 6º CR
 Após este tempo os bandidos saíram da casa e eles conseguiram se soltar, ainda de madrugada e após se refazer emocionalmente pelos momentos terríveis passado com a família, nas mãos dos bandidos  pela manhã, foi até a delegacia de Polícia Civil.



 A caminhonete Hilux com placa de Lucas do Rio Verde  foi encaminhada para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Cáceres, juntamente com os materiais apreendidos.



 Materiais recuperados

Uma aliança de ouro
Uma corrente dourada modelo masculino 
Um anel dourado com uma pedra vermelha
Um óculos de sol marca Secret
Um óculos de sol Marca Ray-Ban
Um relógio de pulso marca Orient
Uma carteira feminina cor marrom feminina
 Vários cartões bancários e documentos pessoais da esposa do proprietário da caminhonete)
Um aparelho celular marca Samsung
Um pendrive de cor vermelha além de outros documentos.


 Ainda foi aprendido um RG e o cartão magnético de do programa Bolsa Família, que está em nome do suspeito.



 Será que com a prisão do mesmo ele será cortado do Programa Bolsa Família  ou será incluso em mais um benefício tipo "o Bolsa Bandido."????

   GAP DO 17º BPM PRENDE SUSPEITO COM TORNOZELEIRA  APÓS DENÚNCIA QUE O MESMO VENDIA DROGAS EM SUA CASA.



 A ação do Grupo de Apoio ocorreu na cidade de Mirassol D´oeste, após denúncia anônima, onde o dono da casa foi abordado com outro homem e  foram apreendidas porções de entorpecentes.





Foto: Ass Com 17º BPM

 A noite dessa sexta-feira dia 17 de  Policiais Militares do Grupo de Apoio do 17º BPM, realizavam ações preventivas e abordagens na cidade de Mirassol D´oeste e conduziram dois homens para a Delegacia de Polícia Civil, após uma situação suspeita de tráfico de drogas na casa de um deles, inclusive com apreensão de porções de entorpecentes e dinheiro.


 A prisão dos suspeitos ocorreu por volta das 23 horas, quando uma equipe do Grupo de Apoio realizava policiamento no bairro Jardim São Paulo e recebeu uma denúncia anônima, que um suspeito ligado ao comando vermelho, estaria comercializando entorpecentes em sua residência,  próximo à Rua Cinco.


  Durante as diligências pelo local  os policiais observaram o várias pessoas com o aspecto de usuários, que entravam e saíam da referida da residência.


 Por volta das 23 horas os policiais avistaram dois indivíduos em frente à casa, sendo um deles o homem denunciado anteriormente e  que estaria realizando comércio de entorpecentes, e que seria o dono da residência.


 Durante abordagem  foi encontrado com o suspeito a quantia de R$ 50,00 ( cinquenta Reais) e próximo a ele, debaixo de uma cerâmica foi encontrada enterrada uma porção de substância análoga à pasta base de cocaína, de tamanho considerável e ainda duas trouxinhas de cocaína e uma porção de ácido bóricox utilizada para ser misturada ao entorpecente.



 Após o flagrante  outras vistorias foram realizadas no local e onde ainda foi encontrada a quantia de R$ 130,00.(cento e trinta Reais).

 Foi constatado que o suspeito denunciado encontra-se cumprindo medida alternativa de pena, fazendo uso de tornozeleira eletrônica do Sistema Prisional de Mato Grosso e responde pelos crimes de roubo e tráfico de drogas.


 Materiais apreendidos

Durante a abordagem os policiais apreenderam
Foto: Ass Com 17º BPM
Uma porção considerável de substância análoga à pasta base de cocaína,
Duas porções menores de substância análoga a cocaína 
Ua porção de substância branca ( aparentando ser ácido bórico)
A quantia de R$ 180,00 ( cento e oitenta Reais)
Um aparelho celular Samsung de cor preta


Diante dos fatos o mesmo juntamente com o outro homem receberam voz de prisão e foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil, onde outras providências foram tomadas.




 PM DE PORTO ESPERIDIÃO E GEFRON PRENDE  SUSPEITO COM VEÍCULO ROUBADO, PELA 2ª VEZ EM 5 DIAS

 O carro estava escondido aos fundos de uma casa e o suspeito ao ver a Viatura  jogou a chave do carro no mato, mas os policiais acharam. No ultimo domingo este mesmo homem foi preso na fronteira, com um caminhão roubado. 

Foto: Ass Com 17º BPM-6º CR


Conforme relatado pelos Policiais Militares de Porto Esperidião, a recuperação de mais um veículo roubado ocorreu durante rondas em areas periféricas da cidade de Porto Esperidião, quando a Equipe de Rádio Patrulha avistou um veículo aparentemente escondido nos fundos de uma residência, fato que veio a chamar atenção da guarnição.

Outro fato estranho é que o referido carro possuía placas de outro município e possivelmente estaria aos fundos da casa, possivelmente por ser produto de algum ato ilícito.

Os policiais ainda constataram a presença de  um individuo  há aproximadamente 200 metros do local onde estava o veículo.

Ao perceber a presença dos policiais o mesmo correu e arremessou algo para no mato, na tentativa de se evadir da guarnição, porém foi feito seu acompanhamento e sua abordagem.


Durante a varredura na região de mato, os policiais encontraram o objeto arremessado por ele, constatando que se tratava de uma chave de ignição da marca Renault, localizada por essa Guarnição, que o mesmo jogou no mato para tentar escapar do flagrante, mas o mesmo não contava com o empenho dos policiais,  que localizaram a referida chave.

Ações de Policiais Militares em abordagens na região de Fronteira
mais de 10 veículos já foram recuperados nestes primeiros dias do ano de 2020
 Foto: Ass Com 17º BPM/ 6º CR- PM

Ao ser entrevistado ele afirmou que a chave pertencia ao referido veículo que fora avistado anteriormente pela guarnição, e durante a entrevista o suspeito confessou que o veículo era produto de roubo na cidade de Cuiabá e que ele havia recebido o veículo no entroncamento do Cacho, no município de Mirassol d´oeste.

Segundo ele teria pego com um outro suspeito, que não soube identificar, somente que possuía dividas com essa pessoa e para saná-las concordou em conduzi-lo até Porto Esperidião. 


O mesmo ainda disse que havia deixado o veículo na referida residência, por ser casa de amigo do trabalho, afirmou também que estaria levando o veículo para a Bolívia posteriormente.

Diante dos fatos os policiais de Rádio Patrulha solicitou apoio do Grupo Especial de Fronteira e deslocou até a residência onde estava o referido veículo, deparando-se com o proprietário (locatário) da residência.
Foto: Fronteira Alerta




Ao ser perguntado sobre o veículo o morador afirmou que o veículo havia sido deixado por seu amigo do trabalho, o suspeito que estava com a chave do carro, que posteriormente viria buscá-lo.

 O veículo, um Renault Kwid, de cor branca, que estava com placa adulterada (QCO-1564) sendo posteriormente checado e constatado que a placa original é QCZ-7970, que consta como produto de roubo na cidade de Cuiabá na data de 11 de janeiro de 2020.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos suspeitos, sendo eles algemados por fundado receio de fuga (nos termos da sum. vin. n° 11 do stf), também lhes foi oportunizado direito de contactar seus familiares, sendo a posteriori encaminhados para a DP de porto Esperidião, juntamente com o veículo.

 O boletim de Ocorrência foi registrado e encaminhado a Delegacia de Porto Esperidião, juntamente com veiculo e os Suspeitos, sem lesões corporais.



Segunda vez que o suspeito vai em cana com veículo roubado em  5 dias



Foto: GEFRON

 O suspeito preso com a chave do carro também foi preso recentemente no dia 12 de janeiro, na fronteira, com um caminhão roubado, durante a abordagem, do GEFRON, na rodovia MT 265.



 PM PRENDE SUSPEITO DE INVADIR A CASA E AMEAÇAR A EX-MULHER COM FACA

Foto: PMMT


Fonte: PMMT
 Por: Maricelle Lima Vieira 
Policiais militares da Companhia do Jardim Vitória prenderam um homem suspeito de ameaçar a ex-mulher com uma faca, no bairro Jardim União, em Cuiabá. A mulher já havia denunciado o ex-marido por violência doméstica e possuía medidas protetivas contra ele.

De acordo com o boletim de ocorrência, a PM foi procurada pela vítima, contando ter recebido uma ligação da mãe do ex-marido. Na ligação, a outra mulher relatava que o homem teria saído de casa com uma faca, dizendo que "pegaria" a ex-mulher.

Os policiais foram até a casa da vítima e encontraram o homem, que teria arrombado a porta. Ao ver os policiais, o suspeito baixou a faca e se entregou, sendo levado para a delegacia.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.
PM CONDUZ HOME QUE USOU FILHO DURANTE VENDA DE ENTORPECENTE EM CÁCERES




Fonte: PMMT
 Por: Maricelle Lima Vieira PMMT

Policiais militares de Cáceres (a 225 km de Cuiabá) prenderam quatro pessoas, sendo uma mulher e três homens, por tráfico de drogas, na área central da cidade.

De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais estavam em ronda quando perceberam um grupo de pessoas, sendo um dos suspeitos com uma criança de cinco anos nos braços. Assim que percebeu a viatura, o mesmo homem apresentou nervosismo e jogou um objeto no chão.

Devido a atitude, os policiais iniciaram abordagem, mas antes confirmaram que o objeto jogado se tratava de uma grande porção de maconha. Questionado, o suspeito disse que iria vender a droga para os dois homens que estavam com ele. Ambos também foram detidos.

Dentro do veículo do suspeito, um Corolla preto, estava sua esposa sentada no banco do passageiro. No carro, foram encontradas mais 17 porções de maconha e dinheiro. Os policiais foram até a casa do casal, onde também apreenderam uma balança, quatro cigarros de maconha e rolos de plástico filme. O homem confirmou que usa o filho para despistar a pratica criminosa.

Os policiais ainda solicitaram a presença de uma conselheira tutela que ficou com a responsabilidade da criança.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.



 FORÇA TÁTICA DO 6º CR, TIRA MAIS DOIS SUSPEITOS COM DROGAS DAS RUAS DE CÁCERES

 A prisão dos dois suspeitos ocorreu durante abordagens preventivas realizada na Rua dos Expedicionários, seguindo o planejamento do Comando, para reduzir a criminalidade na região.





Foto: ass Com 6º CR- Oeste

 A prisão dos suspeitos ocorreu por volta das 02:30 hs da madrugada desta sexta-feira dia 17, quando uma equipe de Força Tática do 6º Comando Regional Oeste, realizava o patrulhamento pela Rua dos Expedicionários, na região central da cidade de Cáceres.


 Durante os trabalhos, os militares avistaram dois suspeitos que estavam em uma bicicleta, onde foi percebido que conforme a viatura ia se aproximando o garupa demostravam certo nervosismo.

 Ainda durante a aproximação os policiais perceberam que o garupa jogou algo ao chão, sendo logo em seguida realizada a abordagem aos suspeitos.
                                                                                                                                   

PREPARE-SE, vem aí, dia 10 de maio, 2° DESAFIO FORÇA TÁTICA PANTANAL.

Serão 7KM de prova do desafio que ficou gravado no coração dos amantes da corrida em Cáceres e Mato Grosso.






Cumpra mais essa missão.



Inscrições a partir do dia primeiro de fevereiro no site:
 www.morro-mt.com.br
#forçataticapantanal #destemor #perseveranca #audacia #forçatatica #fronteira #pantanal #policia #policiabrasileira #policiamilitar #integração #forçatatica #policiamentodefronteira #patrulhamentotatico #patamo #rotam #pantanal #selva #police #instacop #policeofficer #borderpatrol #border #militar #militaresdomundo #matogrosso #matogrossobrasil #brasilacimadetudo #pmmt

                                                                                                                                   
 Durante a revista pessoal nada de ilícito foi encontrado com os mesmos e constatado que um dos suspeitos  de 18 anos, não portava documento e o outro  de 19 anos, estava com a certidão de nascimento pertencente ao irmão, que alegou o estaria usando para poder adentrar em alguns estabelecimentos.




 Em continuidade aos trabalhos, os Militares realizaram a varredura  e recolheram o invólucro jogado ao solo pelo garupa, constatando que  se tratavam de 7 porções de pasta base de cocaína, embaladas e prontas para serem comercializadas.

 Ainda durante a abordagem, vendo que a casa havia caído, os suspeitos tentaram empreender fuga, sendo contidos pelos policiais, que já estão preparados e atentos para evitarem o "Pinot da Malandragem".


 A dupla foi conduzida para a 1ª Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, onde outras providências foram tomadas.



 PM DE MIRASSOL D´OESTE PRENDE PRENDE HOMEM PROCURADO POR ESTUPRO, FORAGIDO DA JTIÇA A MAIS DE 1 ANO



 Uma denúncia anônima levou os policiais até uma residência no bairro Parque da Serra, onde o homem foi localizado na casa de familiares e recebeu voz de prisão.
Ilustração


 Por 21 horas desta quarta-feira dia 15,  Policiais Militares que atuam na 1ª Cia Pm do 17º BPM, em Mirassol d'Oeste, receberam a informação via 190, de que um homem foragido da Justiça encontrava-se uma determinada residência, no bairro Parque da Serra.


Com primeiro nome do suspeito informado através da denúncia,
os policiais se deslocaram até o local, residência de familiares do mesmo, onde constataram a veracidade da informação.

Durante a checagem foi constatado que contra o mesmo existe um Mandado de Prisão, expedido pela 3ª Vara Criminal de M. d´Oeste, referente ao artigo 213 (crime de estupro).


A ordem de prisão teria sido expedida em outubro de 2018, sendo portanto mais de um ano que o suspeito encontrava-se em condição de foragido da Justiça.


Após a constatação de junto ao Banco Nacional de Mandado de Prisão, o mesmo foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Mirassol d'Oeste, onde ficou a disposição da Justiça, para que outras providências fossem tomadas..




COMANDANTE REGIONAL FALA SOBRE BAIXA DE NÍVEIS DE VIOLÊNCIA NA ÁREA DO 6º CR-OESTE, REGIÃO DE FRONTEIRA




Para suprir algumas necessidades e manter a violência em níveis aceitáveis a Polícia Militar trabalha integrada com outras instituições com as ações previamente planejadas, após os estudos de dados estatísticos. 


Foto: Imagem retirada do vídeo oficial Rádio Transamérica/ Primeira Página




Na manhã desta quarta-feira dia 15 de janeiro o comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, Coronel PM José Nildo Silva de Oliveira, participou de uma entrevista ao vivo com a jornalista Alexia Shumacher, na rádio Centro América em Cáceres, onde com muita propriedade respondeu alguns questionamentos a respeito da segurança pública na região da grande Cáceres, como também em outros 11 municípios subordinados a ele.

 Ouça a entrevista na íntegra

Audio e Imagem Rádio centro América - Ed F.A.
 Jornalista: Alexia Shumacher




O Coronel José Nildo, que tem sob seu comando o 6º Batalhão de Cáceres, (que atua na cidade de Cáceres e Distritos de Nova Cáceres, Caramujo e Horizonte D´oeste) e o 17º BPM, (responsável pela segurança de outras 11 cidades, com Sede em Mirassol do Oeste), numa região habitada por aproximadamente 200  mil pessoas. 




Em relação à criminalidade, que comparando os número e tipos de ocorrências registradas em 2019, comparando-se em relação a ano de 2018, constatou-se que a estatística se encontra dentro dos padrões de Mato Grosso, como também do Brasil. 



O policiamento da grande Cáceres, assim como nos outros 11 municípios sob o comando do 6º Comando Regional, seguem os mesmos padrões de parâmetros que demonstraram até a queda de algumas modalidades de crimes.



Foto: Raul Valentim

O Comandante do 6º CR falou sobre a redução dos crimes de roubo em torno de 10% e também nos homicídios, comprovados através dos números de registros de ocorrência, junto ao sistema de Segurança Pública, que envolve não só a Polícia Militar como também várias outras Instituições que atuam diretamente na segurança pública.





Ao ser questionado a respeito da violência no bairro Jardim Paraíso como também no bairro Cavalhada, em Cáceres, onde moradores até solicitaram reforço de policiamento lá, o Comandante informou o que as ações já estão sendo desencadeadas sendo baseadas nos estudos e nas discussões em busca de melhorias no campo do planejamento.

Foto: Imagem retirada do vídeo oficial Rádio Transamérica/ Primeira Página


Tais ações já estão saindo dos papéis e se transformando em operações, que conta também com a participação de outras instituições, como Exército Brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, o Gefron dentre outros.



A respeito do efetivo e se haverá algum concurso para este ano, inclusive tendo o interesse de muitas pessoas que sonham em se tornarem Policiais Militares; o comandante respondeu a repórter Alexia Shumacher, que realmente a Polícia Militar, não só na região de Cáceres, como em todo o Estado de Mato Grosso necessita de reforço no efetivo.
Foto: Raul Valentim


O Comandante disse que entende que não foi implementado este reforço anteriormente, devido à situação difícil pelo qual o Estado atravessou, mas que já vislumbra para este ano a realização de novo concurso, inclusive com o ingresso desses novos policiais e para o ano de 2021 a segurança já deve receber reforço para atuar em nossa região.





Ainda quanto das ações realizadas para manter os padrões aceitáveis e a redução da criminalidade, que é o objetivo do trabalho que vem sendo realizado, o Comandante informou que o trabalho integrado das Forças de Segurança e a aplicação ações em determinados locais, previamente estudados, são dois fatores que vem dado certo, inclusive para prevenção de vários crimes.


Foto Ass Com 6º CR


Durante a entrevista ainda houve questionamento de um Ouvinte, que mandou mensagem para a Rádio, perguntando o porquê da Polícia Militar está abordando tanto as pessoas na rua.




O Coronel José Nildo por sua vez, reforçou que essas ações são realmente preventivas, e estão sendo realizadas justamente para inibir ações criminosas e que através deste trabalho muitos procurados da Justiça já foram capturados, além de drogas e armas de fogo retiradas de circulação.




Foto Ass Com 6º CR



O Comandante também fez questão de agradecer a todas as Instituições que trabalham integrados com a Polícia Militar, na região do 6º Comando Regional Oeste, em busca de um só objetivo, que é a melhoria da Segurança Pública para a população da Região de Fronteira.



O Coronel José Nildo também agradeceu o empenho da tropa sob seu comando, onde cada policial que atua, mesmo os pontos mais isolados da região, tem demonstrado total comprometimento no cumprimento das diretrizes, que vem desde o Secretário de Segurança Pública Alexandre Bustamante, como também do Comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Coronel Assis.


Foto Ass Com 6º CR
Só no início deste ano foram 16 veículos recuperados durantes as abordagens e ações policiais e para o ano de 2020 as ações de combate à criminalidade serão mantidos, pois vêm dando um excelente resultado, onde os bens são restituídos aos seus proprietários.

Foto Ass Com 6º CR





No tipo de crime de natureza furto, no ano de 2019, os dados demostraram que se manteve no mesmo índice do ano de 2018 e  que a Policia Militar está empenhada para redução e trabalhando nesse sentido, sendo este assunto discutido no Risp Municipal.

Segundo os dados apurados pelo Comandante em Cáceres existem muitos usuários, que fomentam o furto de objetos que são trocados por drogas para alimentar o vício.


 "Como forma de tentar reduzir este número existe a perspectiva de criar em Cáceres o Centro de Recuperação, pois aqui ainda não existe", comentou o comandante. "E esse é um desejo antigo", concordou a jornalista. 







O Cel José Nildo ainda exemplificou as ações por exemplo a Força Tática, que era um grupo, e que pela importância das ações realizadas está se tronando uma Companhia, que nós estamos criando  aqui na região da Fronteira, que está atendendo não só a parte urbana, mas também a parte rural de todos os municípios do 6º CR-Oeste 
Foto Ass Com 6º CR

Outro ponto muito positivo, salientado pelo comandante,  são as ações Sociais, que ele também acha muito importante na segurança primária, como exemplo o Proerd e a Rede Cidadão, que são programas que atuam diretamente com a sociedade, principalmente com as crianças, com o objetivo de estarem fortalecendo o civismo, e os valores, que é inerente a nossa profissão que vem aí agregar e a somar para que estas pessoas tenham uma perspectiva melhor de futuro e venham a enxergar a segurança como parceira, como próxima e amiga. 

 No ano de 2019, somente em São José dos IV Marcos, 703 alunos se formaram nos cursos ministrados pelos instrutores do Proerd, todos Policiais Militares.

Foto Ass Com 6º CR



O Comandante também agradeceu a população por acreditar e continuar participando e denunciando as ocorrências, através do nosso 0800-65-3939, o Disque Denúncia da Polícia Militar.

A população pode ligar que sua identidade será preservada, mesmo que o cidadão falar seu nome, sua identificação será mantido em sigilo.



A Polícia Militar está ai fazendo seu papel, abordando, checando e trabalhando muito para levar a população o melhor serviço de segurança pública.

Postagens mais visitadas

Seguir pelo email

Arquivo do blog